terça-feira, 6 de novembro de 2012

Igreja copta egípcia já tem um novo patriarca


Depois da morte do patriarca Shenouda III, em março deste ano, a igreja ortodoxa copta egípcia chegou ao fim de um longo processo seletivo que apontou o 118º Patriarca de Alexandria.

Tawadros II assumirá o patriarcado oficialmente no próximo dia 18 de outubro, e passa a liderar cerca de 16 milhões de fiéis espalhados pelo mundo, mas fortemente concentrados no Egito, onde representam aproximadamente 10% da população de 85 milhões, de maioria muçulmana.

Apesar de exercer entre os ortodoxos coptas um papel similar ao do papa na igreja católica, o processo seletivo copta é um tanto quanto diferente do romano, já que um colégio eleitoral de 2.500 pessoas (que inclui laicos além do clero) votam secretamente até chegarem a uma lista tríplice.

Os candidatos selecionados nas recentes eleições foram os bispos Rafael, de 54 anos de idade, do Cairo, e Tawadros, 60 anos, de Beheira (delta do Nilo), além de um monge, Rafael Ava Mina, de 70 anos.

Quando os três nomes finais estão definidos, eles são colocados numa urna e um garoto de olhos vendados "sorteia" o escolhido, o que aconteceu no último domingo na catedral de São Marcos no Cairo, capital egípcia.



O novo patriarca copta recebe a igreja num período conturbado da história egípcia. Seu antecessor, Shenouda III, conseguiu conduzir os coptas em relativa paz ao longo de seu pontificado, mesmo com todas as crises políticas e religiosas que teve que enfrentar.

Tawadros II começa seu reinado, entretanto, com bons augúrios, já que Mohamed Badia, líder da poderosa Irmandade Muçulmana, principal força política e religiosa do Egito, imediatamente o saudou com efusivos parabéns por sua eleição, desejando-lhe pleno êxito em sua missão.

Que Deus permita que cristãos e muçulmanos vivam em paz no Egito.

Fontes: Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e IHU



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails