segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mudanças são necessárias

Particularmente falando, eu tenho bastante dificuldade em operar mudanças na minha vida, mas vivo mudando (risos) em todas as áreas.

Como faço isso? Descobri um exercício bem simples, que já compartilhei com muitos amigos e agora divido com os leitores do blog: comece pelas pequenas mudanças.

Com isso, estou querendo dizer que alterações mínimas nas pequenas rotinas do dia-a-dia têm um efeito cumulativo benéfico e geralmente resultam em grandes mudanças.

O líder revolucionário chinês Mao Tse Tung disse que "toda grande caminhada começa com o primeiro passo", verdade simples que vale para a vida de qualquer pessoa.

Se você tem dificuldade em mudar, comece alterando pequenos detalhes do seu cotidiano, como fazer outro caminho para ir ao trabalho, almoçar mais cedo ou mais tarde, visitar um amigo ou parente que há muito não vê, ligar para alguém com quem você não conversa há um bom tempo, e por aí vai.

Suspeito que, ao fazer essas pequenas mudanças, "educamos" o nosso inconsciente e o preparamos para operacionalizar as grandes viradas de rumo que queremos fazer nas nossas vidas.

O texto abaixo, do blog Pequeno Guru, fala com muita propriedade sobre mudanças, e merece ser lido e divulgado:

Porque mudar deve ser um hábito

Se você ler este texto, novamente, daqui a cinco anos provavelmente terá uma visão diferente da de hoje. Simplesmente, porque você mudou. (Eu nem teria escrito cinco anos atrás.) Todos nós mudamos, isso não é segredo para ninguém, mas muitos de nós mudam porque são obrigados; se pudéssemos, muitos de nós ainda estariam na mesma escolinha de infância brincando com os primeiros amiguinhos.

As verdadeiras mudanças — aquelas que têm grande impacto na vida — são opcionais, e essas requerem coragem, vontade e um pouco de desapego. Esqueça a ideia de que mudar é difícil, mudar pode ser um hábito, e tão logo você incorpore ele na sua vida, ele deixa de ser tão assustador.

A rotina é um dos mais fatais venenos do casamento. Falta de perspectiva é um dos maiores assassinos da motivação profissional, e a acomodação leva a muitas demissões. Rotina, falta de perspectiva e acomodação são três grandes sintomas de que algo precisa mudar urgentemente. Esses três exemplos pra lá de corriqueiros são uma mostra de como as pessoas não estão acostumadas a mudar, mas a se adaptar. Mudar é uma grande habilidade do homem, mas como não se pode ficar mudando sempre, aprendemos a nos adaptar.

Recentemente, eu me mudei de cidade pela 4ª vez na minha vida, o que gera algumas brincadeiras como “do que você está fugindo?” e se eu sou nômade. Motivações à parte, o que me fez fazer isso foi realmente acreditar que essa era a coisa certa a fazer neste ponto da minha vida. Um dia, eu terei que me adaptar pela última vez, e quando esse dia chegar terei orgulho ao ver os lugares por onde passei, amizades sólidas que construí e tudo que aprendi a cada mudança. Se tem uma coisa boa de mudar (e claro, tem muita coisa chata), é que cada vez que faço, me sinto novo. Há duas semanas, eu venho me sentindo motivado e feliz como há muito não me sentia. Abrir mão de certas coisas que uma mudança exige, nos leva a dar mais valor ao novo e nos motiva a quer conquistar mais do que havíamos construído antes.

Toda mudança é um novo recomeço. E isso é tão desafiador quanto motivador. Mudar de emprego, de cidade, de escola, de namorada, de bairro, de academia são todas experiências novas, mas com uma vantagem, você já passou por isso antes. Você tem a maravilhosa chance de começar de novo sem cair nas mesmas armadilhas, cometer os mesmos erros, compartilhar dos mesmos vícios. Mudar é a única forma de começar de novo algo que você sempre quis.

Você não precisa mudar de cidade para mudar a sua vida. Mude suas ações. Os princípios são os mesmos: estar aberto a viver algo novo, acostumar-se com o fato de que você não vai conhecer muita coisa durante algum tempo e abrir mão das tralhas. Essa última é especialmente importante, pois muitas vezes as pessoas não mudam porque não conseguem abrir mão de coisas do passado (no meu caso, uma mala velha), coisas que não tem utilidade hoje, mas que pode ter um dia. Não aconselho você esperar por esse dia. Em 95% dos casos, esse dia nunca chega. E você enche sua vida de coisas que provavelmente nunca irá usar. E não falo apenas de modo literal, capisci?

Muita gente fala em mudar porque é bonito. No fundo, acho que é porque precisam, porque querem, mas mudar pode ser realmente difícil já que a cultura que prevalece é a da adaptação, e não da mudança. Porém, enquanto elas estão postando frases tocantes no Facebook, outros estão mudando, lutando, tentando, vivendo, aprendendo. Sempre defendi que uma pessoa nunca deveria viver na mesma cidade sua vida toda, há quem discorde, e eu aprendi a entender. Eu apenas acredito que o mundo é muito grande e rico para vivermos sempre fazendo a mesma coisa. Via de regra: faça o que te faz feliz, com ou sem mudança.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails