quinta-feira, 11 de junho de 2015

70 anos de uma polêmica execução de guerra


Heinz Petry era um rapaz alemão que tinha apenas 16 anos de idade quando foi executado pelas forças aliadas em 11 de junho de 2015.

Exatos 70 anos depois, pouco se sabe de sua história de vida e morte, mas sua execução permanece como um símbolo pungente de como a Segunda Guerra Mundial ceifou milhões de vidas de forma organizada ou aleatória, revelando o que existe de pior na espécie humana.

As poucas informações que sobreviveram ao final do conflito dizem que Heinz Petry era mais um dos muitos garotos e jovens arregimentados pela Juventude Hitlerista para serem triturados na tentativa bizarra e infrutífera de garantir alguns dias mais de sobrevivência do ideário nazista.

Juntamente com Josef Schöner (que teria 17 anos à época), Petry foi preso por espionagem contra as forças americanas que ocupavam a cidade de Aachen, na região Oeste da Alemanha, perto de Colônia.

Além de ter sido ocupada pelos aliados em outubro de 1944, Aachen estava em comoção profunda desde 25 de março de 1945, quando seu prefeito - Franz Oppenhof - havia sido assassinado por oficiais nazistas a mando de Heinrich Himmler, que o acusara de traição.

Entre os envolvidos na conspiração que matou Oppenhof havia 2 membros da Juventude Hitlerista. Tudo indica que Heinz Petry não era um deles.

O assassinato, entretanto, foi usado por Josef Goebbels e Martin Bormann para fins de propaganda como uma grande prova de que a juventude nazista estava se levantando contra os traidores por toda a Alemanha, tentando reavivar o que restava do espírito combativo alemão.

A rendição alemã terminaria ocorrendo no dia 8 de maio de 1945, antes - portanto - da execução de Petry.

Petry foi preso e julgado por espionagem algum tempo depois. Não se sabe exatamente o que foi que ele fez para que chegasse a esse ponto, mas o julgamento foi rápido e o veredito foi dado: ele deveria ser executado por fuzilamento.

E foi isso o que aconteceu no dia 11 de junho de 1945, conforme você pode ver no vídeo abaixo (não assista se imagens explícitas de um fuzilamento possam te ofender.

Os detalhes da vida e da morte de Petry permanecem no limbo histórico. Muito provavelmente jamais saberemos como é que ele terminou diante do pelotão de fuzilamento.

Nesses tempos em que se debate a redução da maioridade penal no Brasil, talvez seu caso extremo sirva para reflexão de quem queira pensar e descer ao mais profundo da misteriosa (e perigosíssima) alma humana.

Independentemente do que se possa avaliar em termos práticos hoje em dia, o fato é que a execução de Heinz Petry continua clamando aos nossos ouvidos e à nossa consciência, sussurrando-nos diuturnamente nesses 70 anos que se passaram, que toda e qualquer guerra é - em síntese - a mais absoluta estupidez.




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails