sexta-feira, 5 de junho de 2015

Eduardo Cunha destrava projeto de legalização do jogo do bicho


Considerando que o deputado evangélico Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados e amigo do Malafaia, é uma espécie de primeiro-ministro do Brasil, dado o poder que amealhou, é de se estranhar que, mesmo na sua ausência, alguém da mesa diretora da Casa destrave o andamento de um projeto - no mínimo - questionável.

Parece aquela velha história: desde que excluam o número 24 do jogo (veja quem é na ilustração acima) e o premiado pague o dízimo, o "pastor" não vê nenhum mal na jogatina, né não?

A informação é do Brasil Post:

Cunha desengaveta projeto que legaliza o jogo do bicho

A Câmara dos Deputados desengavetou um projeto de Lei de 1991, que legaliza o jogo do bicho no Brasil. A medida foi autorizada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em um ato da mesa, assinado pelo 1º vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA), que está no exercício da presidência. Cunha está fora do País, em missão oficial.

O ato, lido pelo deputado Vitor Valim (PMDB-CE), na sessão desta terça-feira (2), cria uma comissão especial para analisar a proposta e os projetos apensados - entre outros, há textos que legalizam bingos e cassinos em resorts. O colegiado será composto por 27 integrantes titulares e igual número de suplentes.

A tramitação do projeto, apresentado há 24 anos, foi interrompida de 1995 a 2008. Em 2009, a proposta recebeu mais um texto apensado. E, em fevereiro deste ano, foi encaminhado para a coordenação de comissões permanentes.

Na época em que foi apresentado, o autor do projeto, ex-deputado Renato Vianna (PMDB-SC), argumentou, na justificativa, que a prática persiste graças à simpatia da sociedade.

“Somente por essa realidade inquestionável, que o jogo do bicho deve ser descriminalizado, a fim de que se possa ser regulamentado e canalizados os seus benefícios para obras de interesse social, a exemplo dos demais jogos de azar.”

Ainda de acordo com ele, "a prática do jogo não ofende, não expõe a perigo de lesão ou lesa bens jurídicos fundamentais da sociedade ou do Estado, não sendo relevante, na atualidade, que o mantenha, demagogicamente, na clandestinidade”.

Um dos textos que será analisado em conjunto é do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que cria uma loteria municipal do "jogo do bicho”. Ao FatoOnline, o deputado disse estar convicto de que o jogo do bicho deve ser legalizado e controlado pelos governos municipais, facultando a estes, contudo, deixar que seja explorado, sob a forma de concessão, por particulares.

Atualmente, a prática não é crime, mas uma contravenção, com pena de 3 meses a 1 ano de prisão. Uma lei, sancionada em 2012, pela presidente Dilma Rousseff, entretanto, enquadra a lavagem de dinheiro proveniente do jogo do bicho ou de exploração de máquinas de caça níqueis, em crime, com pena de até 10 anos de reclusão.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails