“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

sábado, 29 de julho de 2017

Na Flip, uma voz denuncia o racismo endêmico do Brasil

 
Menino brasileiro com a ama de leite, 1860.

Você não precisa concordar com tudo o que a professora negra Diva Guimarães fala na Flip, a Feira Literária Internacional de Parati, versão 2017, na mesa "A Pele que Habito", sob coordenação do ator Lázaro Ramos, mas seria interessante parar para ouvir o que ela tem a dizer sobre o que é ser afrodescendente no Brasil.

Talvez você se convença de que há algo de errado (ou faltando) na sua percepção do racismo neste nosso país (hoje à beira de se tornar um ex-país) extremamente injusto.

Indague-se no vídeo abaixo:




Comments (2)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
"...uma voz denuncia o racismo endêmico do Brasil"

Quem são os racistas, o que eles fazem, onde habitam, onde trabalham, onde estudam e em qual redação de jornal eles influenciam os brasileiros a serem um povo racista? Para afirmar que existe racismo endêmico no Brasil a coisa mais fácil do mundo seria identificar esses racistas para coloca-los na cadeia, visto que racismo é crime. Quero ver boletim de ocorrência e as fotos desse pessoal. E tudo fica ainda mais surreal quando negros falam e são aplaudidos de pé por centenas de pessoas brancas (isso sem contas as milhares de pessoas brancas que assistem o vídeo na internet e se emocianam com a história desta mulher). Um país em que existe "racismo endêmico" jamais veriamos coisas do tipo. O Brasil já foi um pais racista. Hoje casos de racismo que acontecem são pontuais e não reflete o sentimento da maioria absoluta do povo brasileiro.
1 reply · active 405 weeks ago
percebo que você não entendeu nada sobre racismo, a não ser algumas frases de efeito que deve ter aprendido com os imbecis que negam o racismo, como aquele diretor de jornalismo da Globo que escreveu o livro "Não Somos Racistas", mas apenas a título de auxílio para o dia em que você se envergonhar de sua opinião idiota, tudo parte do princípio de que é a minoria que sofre que tem o direito de acusar o preconceito, a prioridade é para quem sofre a discriminação, e este é um fundamento da democracia. Os brancos que estavam lá sabiam que aquele era um encontro anti-racismo, ou aqueles que apoiam a luta contra o racismo à distância só podem fazer uma coisa mesmo: aplaudir. Mas não perderei meu tempo com discursos fascistas dispostos a serem bonitinhos e supostamente inteligentinhos...

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails