quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pat Robertson diz que Haiti foi amaldiçoado

Peço desculpas antecipadas por comentar uma declaração tão inoportuna e estúpida, mas o site norteamericano The Huffington Post informa que o televangelista Pat Robertson disse hoje que o Haiti foi amaldiçoado por ter feito um pacto com o diabo para conseguir a independência da França. Robertson é o fundador da rede evangélica de TV CBN (Christian Broadcasting Network) e apresentador do programa Clube 700 nos EUA (que também tem sua versão brasileira exibida pela Rede Gospel e outras emissoras isoladas). Foi pré-candidato republicano à Presidência dos EUA em 1988. É tristemente famoso também por suas declarações polêmicas como a sugestão (em 2005) de que Hugo Chávez fosse assassinado e que o AVC (acidente vascular cerebral) do premiê israelense Ariel Sharon em 2006 foi um castigo de Deus. Curiosamente, também esteve envolvido numa controvérsia sobre corridas de cavalo em 2002.

Pois é este expoente do conservadorismo evangélico norte-americano que vem a público num momento trágico como este, quando os milhares de corpos empilhados nas ruas de Porto Príncipe sequer esfriaram, dizer uma asneira como essa. Revela, primeiro, não ter uma palavra de conforto apropriada para o momento, algo que se esperaria de alguém que se diz líder cristão. Segundo, prefere o discurso tosco ao invés de simplesmente agir. Se a idade não lhe permite mais viajar a uma zona de desastre natural, que pelo menos animasse seus seguidores a fazê-lo ou investisse seus recursos em ajuda humanitária. Terceiro, até onde sabemos, Deus não passou uma procuração para Pat Robertson falar (e julgar) em Seu santo nome. Quarto, Robertson revela um profundo desconhecimento histórico a respeito da independência do Haiti, iniciada logo após a Revolução Francesa (1789), quando um escravo negro, Toussaint L'Ouverture, liderou a maior revolução de escravos de que se tem notícia nas Américas, que foi brutalmente reprimida pelas tropas de Napoleão em 1802 (na sua declaração, Robertson chega a confundi-lo com Napoleão III, que governaria a França a partir de 1848). Tudo isto não evitou a independência que viria a ocorrer em 1804, mas que consumiria tanto a população como os recursos do país, colocando-o numa instabilidade política e econômica que dura até os dias atuais. Entretanto, a independência do Haiti é motivo de orgulho para os países da América Latina, por ter sido o primeiro país da região a ter se tornado independente (o 2º das Américas depois dos EUA), e ter imposto uma vergonhosa derrota às tropas de Napoleão antes dos ingleses em Waterloo. A seguir o raciocínio bizarro do telepastor desinformado, teríamos que deduzir também que os ingleses fizeram algum tipo de pacto com o diabo para derrotar Napoleão.

Pelo jeito, a promiscuidade entre igreja, política e televisão, além de explosiva, provoca diarréia cerebral. O senhor Pat Robertson perdeu, portanto, (mais) uma excelente oportunidade de ficar calado. Para os que não crêem, entretanto, ele fala em nome dos evangélicos ao se apresentar como "pastor". Enquanto alguns tecem lindas palavras para tentar localizar - com GPS, mas em vão - o tal "centro da vontade de Deus", outros estão no epicentro da dor que clama por Ele. Não deixa de ser um melancólico contraponto a uma mulher - brasileira e católica - como Zilda Arns, que não estava longe nem se refugiou em discursos estúpidos e juízos irresponsáveis, mas estava lá em carne e osso para ajudar a minorar o sofrimento e a miséria do povo haitiano. Algumas mortes trágicas têm o condão de serem muito mais dignas e cristãs do que pretensas lideranças evangélicas, que parecem conhecer a Deus tanto quanto conhecem o Haiti.

12 comentários:

  1. mano helio tudo bom? deus te abençoe sempre. olha esta declaração e clara verdade daquele ditado" as vezes a boca nos entrega" . quantas vezes achei melhor eu ter ficado quieto do que ter abrido a boca...rsrs como diz um passagem na biblia que a nossa boca e pequena, mas assim como uma pequena chama pode por em risco um floresta inteira. sabe mano helio, tenho pena de quando um pessoa erra, assim com fico triste quando erro , mas sei que e tudo para aprendizado. infelizmente o amigo ai de cima nao foi feliz no que ele disse, afinal o silencio é a resposta do sabio. abraçao. a proposito gostei no outro comentario do tá ligado? haha

    ResponderExcluir
  2. pois é, mano Lucas, infelizmente algumas pessoas não estão ligadas qunado abrem a boca, né...

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mas estes televangelistas querem mesmo é chamar atenção para si, não sabem fazer outra coisa! Ele sabe que com esta estapafúrdia opinião, todos se voltariam para ele e penso que é exatamente este seu desejo. Deixemo-no, como Jesus mesmo disse, um cego guia outro cego e ambos cairão no barranco, deixa esse cristão e sua pseudo-teologia e concentremo-nos em como ajudar o pobre povo do Haiti, tornei-me seguidor deste blog e convido ao digníssimo autor deste blog e a todos quantos quiserem para conhecer os nossos modestos Observatório Teológico - www.observateologia.blogspot.com e Blog do Discípulo - www.creioeunabiblia.blogspot.com

    Deus abençoe a todos, em Cristo

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  4. É triste que quem queira corrigir a Igreja incorra em erro ainda maior. O apressado autor: 1) Ignora as Escrituras que ensinam que Deus corrigiu, corrige e corrigirá a humanidade usando as forças da natureza; 2) Que oficiosamente as autoridades haitianas dedicaram o país, não uma, mas duas vezes a espíritos malígnos; 3) Que todo o cristianismo ensinado no Haiti não tem levado seu povo a um comprometimento exclusivo com Cristo, o único que pode salvar; 4) Que os espíritos malígnos efetivamente existem e são atuantes em nosso mundo.

    Não defendo Pat Robertson, mas não aceito que a Igreja seja corrigida a partir de uma lógica humanista, que mesmo com o pomposo nome de missão integral, mal esconde o ateísmo evangélico dos cristãos conservadores. O humanismo de Dona Zilda Arns, ou de qualquer monge budista não os levará além da satisfação ilusória e anti-evangélica de balanço moral. Ela não serve como exemplo para corrigir a Igreja.

    Examinar as Escrituras, deixar o discurso vão, ouvir Deus falar, faria bem ao autor. Francamente aplica-se bem a ele o que Paulo disse ao filho do Diabo: Por que é que você não para de torcer o verdadeiro ensinamento do Senhor? Torcer para a direita ou torcer para a esquerda não muda coisa alguma.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário, Cicero!

    Já estou seguindo os seus blogs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tudo na Paz, Hélio?

    Postei sua matéria, que foi replicada pelo Genizah.

    Acontece...rs

    No mais, parabéns por usar seu espaço de forma tão inteligente. Realmente não se pode deixar que estas bossalidades passem sem que sejam expostos, denunciados.

    Um abraço (incluí seu blog nos meus links)

    ResponderExcluir
  7. Caro Benedito do perfil fake,

    Obrigado pelo seu comentário!

    O autor do texto sou eu mesmo, mas acho que quem foi apressado em proferir julgamentos foi o pat robertson e você mesmo, já que se eu entendi bem, você está proferindo julgamento a respeito da minha pessoa e da minha fé sem nem me conhecer. Deve pertencer então ao quadro de iluminados que acham que falam em nome de Deus e condenam quem não concorda com eles. Não vai demorar muito pra esse povo começar a absolver pecados no confessionário também.

    A julgar por sua pífia argumentação, não há crentes no Haiti, nem ninguém que ore por eles, já que Deus, nessa lógica fatalista e totalitária, não poupou ninguém. Aconselho você a reler a Bíblia, em especial o último versículo do profeta Jonas, onde este estava triste porque Nínive não havia sido destruída, como desejariam pat robertson e seus carrascos de plantão. Deus lhe repreende por sua falta de amor e piedade, e lhe diz claramente que não teria Ele compaixão de 120.000 pessoas e MUITOS ANIMAIS. Vai ver que tem gente que se diz cristã e acha que os haitianos valem muito menos que animais.

    Já que você, do alto de sua empáfia pseudocristã não considera D. Zilda Arns um exemplo para os cristãos, aconselho também a dar um pulinho ali no Novo Testamento, no evangelho de Mateus, capítulo 8, versículo 10, e veja que O PRÓPRIO JESUS DIZ que não encontrou nem em Israel maior fé do que a de um centurião romano pagão. Entenda-se com o Mestre então.

    E deixe a gente espalhar o amor e a misericórdia de Deus em paz.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Zé Luís,

    a casa é do Pai e é nossa, irmão!

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Prezado Hélio,
    parabéns pelo excelente texto. Pat Robertson tem se demonstrado um fanastrão. Em meio a esta tragédia os dizeres de Robertson em nada ajudam, antes pelo contrário demonstram uma frieza e indiferença às dores daqueles que sofreram perdas irreparáveis. Atribuir essa calamidade ao diabo ou a um suposto pacto com ele é no mínimo irresponsável.
    Um abraço
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Estimado Irmão Hélio! É sempre bom encontrar Cristãos inteligentes que enaltecem a Sabedoria como Dom de Deus. Estou seguindo e linkei seu Blog no meu: http://reverendoeugenio.blogspot.com/
    Falta de caridade cristã do referido Pastor. Pois mesmo que esta tragédia fosse consequencia do afastamento do povo haitiano em relação a Deus, nós Cristãos temos o dever se socorrê-los material e espiritualmente.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Se o Pat Robertson que arrecada milhoes de dolares entre os americanos "bonzinhos" investisse um pouco mais em missões no Haiti, quem sabe o Vodu lá não perderia a força.

    O povo que esta em trevas não ve a luz e quem é culpado por isso? Só o diabo? O Pat Robertson? Nós ?

    Se Deus castiga ,nós que desobedecemos seu ide em relação ao Haiti seriamos mais dignos de sermos castigado do que o povo que pratica o vodu e tem pactos com o diabo por desconhecerem a Deus.

    Pior que os haitianos é um povo que conhece a Deus mas faz pactos com Mamon para estorquir dinheiro usando o nome de Deus,



    Nei
    exemplobereano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails