quarta-feira, 8 de julho de 2015

Na onda das estátuas feias, sobrou até para Nefertiti no Egito


Padrão de beleza há 3.500 anos, bem que podiam ter deixado a rainha Nefertiti curtindo seu sarcófago, não é mesmo?

A notícia é da BBC Brasil:

Autoridades egípcias viram piada na internet por estátua 'feia' de Nefertiti

O lançamento de uma réplica feia do famoso busto da rainha Nefertiti fez com que egípcios zombassem de autoridades do país nas redes sociais.

Nefertiti governou o Egito ao lado do marido no século 14 a.C. e sua beleza é lendária - o nome dela, na verdade, significa "uma bela mulher chegou".

A imagem moderna que se tem da antiga rainha foi construída a partir do busto descoberto em 1912, atualmente mantido num museu em Berlim - a propriedade do objeto é questão de debate frequente entre Egito e Alemanha.

Para os egípcios, Nefertiti continua a ser um símbolo de orgulho da história e beleza impressionantes do país. Então, quando autoridades quiseram encomendar uma estátua na entrada da cidade de Samalut, pensaram na antiga rainha.

Infelizmente, a réplica final pouco se parece com a bela rainha - e muitos passaram a lamentar o atual estado da arte egípcia. Para falar a verdade: a mulher retratada na estátua é bem feia.

"Isso é um insulto à Nefertiti e a todos os egípcios", escreveu uma mulher no Twitter.

Outro usuário escreveu: "Isso deveria ser chamado 'estátua feia, de mal gosto e sem arte'... não Nefertiti."

Muitos egípcios se sentiram ofendidos pela tentativa fracassada de replicar o busto icônico e expressaram raiva contra os escultores.

"Se você não sabe como fazer estátuas, não vá e faça algo tão injusto à bela Nefertiti", disse um homem no Twitter.

"Você não está apenas distorcendo o presente, mas também o passado... Eu peço que o busto original não seja devolvido da Alemanha, pelo menos lá ela tem sua dignidade", escreveu outro.

Milhares de outros egípcios estão usando a hashtag "Nefertiti" em árabe, comparando a réplica ao busto original, muitas vezes usando legendas sarcásticas.

O busto foi retirado da cidade após as criticas e será substituído por uma estátua da pomba da paz, segundo a imprensa local.‏

Internautas egípcios ironizaram: "Nefertiti antes e depois do casamento"




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails