quinta-feira, 2 de julho de 2015

Papa mascará folhas de coca durante visita à Bolívia


No que faz muito bem, pois este que vos escreve já teve que mascar folhas de coca (além de abusar do respectivo chá) para enfrentar as extremas altitudes da cordilheira dos Andes.

Fiquem tranquilos, queridos leitores, não fiquei "doidão". Só quem fica desesperado em busca de oxigênio nas altitudes superiores a 2.500m do nível do mar sabe como a coca (a planta, e não sua derivada, a cocaína) é essencial para aguentar o tranco.

No fundo, a experiência de mascar coca ou tomar o seu chá é um teste de força para o coração, que passa a bombear loucamente o sangue para retirar o máximo de oxigênio do ar rarefeito que os pulmões inspiram do ambiente ao seu redor.

A experiência é curiosa, confesso. O simples ato de inspirar o ar, que em altitudes menores requer um ou dois segundos, de repente passa a durar o triplo ou quádruplo.

Esperamos que o coração do papa resista bravamente ao exercício. Desejamos longa vida e muito oxigênio para o pontífice romano.

A notícia é da BBC Brasil:

Papa 'pretende mascar coca durante viagem à Bolívia', diz governo de Morales


O papa Francisco pediu para mastigar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, segundo o ministro da Cultura do país, Marko Machicao.
O pontífice deve chegar ao país no dia 8 de julho.


A folha de coca, um dos ingredientes usados para a fabricação da cocaína, é usada em vários países dos Andes há milhares de anos para combater os males da altitude e também como um leve estimulante.

Machicao disse que o governo ofereceu ao papa o chá da folha de coca e o pontífice fez um "pedido específico", para mastigar as folhas.

O Vaticano não comentou a afirmação do ministro boliviano.

Ilegal e sagrada

As folhas de coca foram declaradas uma substância ilegal sob a Convenção da ONU para Drogas Narcóticas de 1961.

Mas, o cultivo de folhas de coca com fins religiosos e medicinais é legal na Bolívia.

Muitos indígenas bolivianos consideram a planta da coca sagrada e mastigar as folhas, ou fazer um chá com elas, é muito popular.

A Constituição boliviana de 2009 até declarou que a folha de coca é um "patrimônio cultural" do país.

O presidente do país, Evo Morales, já foi agricultor e cultivava as folhas. Ele faz campanha para descriminalizar o consumo de folhas de coca.

Se o papa Francisco realmente mascar folhas de coca durante sua visita à Bolívia, o ato significaria um grande apoio à campanha de Morales.

"Estamos esperando o santo padre com a folha sagrada de coca", disse Machicao.

A visita do papa à Bolívia é parte de uma viagem do pontífice pela América do Sul, que deve passar também pelo Equador e Paraguai.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails