“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Barraco novo na praça: ateus x gays

Nesta briga o Malafaia nem vai precisar entrar... pensando bem, como ele diz sempre que até ateus mandam grana pra ele, é bem capaz dele escolher um lado nessa pendenga que tá pegando fogo na net: ateus x gays. É que o blog agregador de conteúdo ateísta, chamado Central Ceticismo, avisou na sua página de entrada que não estava mais catalogando o blog Bule Voador, porque este blog havia se tornado "um blog GLS", e que "a Central Ceticismo não apoia a homossexualidade" (veja a imagem abaixo).




Obviamente, o fato deixou sites ateus e gays em polvorosa, ante o preconceito inusitado, e o argumento mais utilizado foi o de que minorias estão discriminando minorias. A Central Ceticismo já voltou atrás, desdizendo o que havia dito, mas o estrago foi feito. Apesar de até certo ponto inesperado, não chega a ser surpresa esta atitude, haja vista que - atualmente - muitos ateus estão se tornando mais conservadores do que os próprios religiosos mais conservadores, e não raras vezes os dois lados se aliam politicamente nos recantos mais obscuros da extrema direita, o que não deixa de ser um contrasenso, já que o ateísmo - historicamente - se desenvolveu umbilicalmente ligado às correntes marxistas (portanto, de esquerda). Talvez seja este o frisson inconfessável que está por trás do preconceito, já que os movimentos gays estão mais à esquerda. Tempos estranhos, portanto, estamos vivendo. O blog O Contorno da Sombra registra o fato porque defendemos a liberdade de expressão de todo mundo e acreditamos na convivência pacífica entre pessoas e grupos de opiniões diferentes, justamente para que aprendam a discutir respeitosamente as suas posições, melhorando a prática democrática do país.

Comments (3)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Hélio,

Uma dúvida:

Você escreveu: "Obviamente, o fato deixou sites ateus e gays em polvorosa, ante o preconceito inusitado...

O que seria o "preconceito inusitado? Seria o fato do site "Central Ceticismo" afirmar que não apoia a homossexualidade?

Em caso positivo, quando alguém afirma que não apoia a homossexualidade, ou a agenda da militância homossexual, isso seria sinal de preconceito?

Ora, devemos apoiar a homossexualidade ou a agenda da militância gay para não sermos considerados pessoas preconceituosas, intolerantes, de "extrema direita"?

É só para entender melhor sua posição sobre o tema.

Deus te abençoe.
Oi, xará!

Obrigado pelo comentário.

Como bons esquartejadores, vamos por etapas, então, até porque o barraco ocorreu em dezembro de 2010 e a memória já não me socorre muito nessa fase da vida...rsrs

Começo pela sua segunda pergunta. Não, eu não acho que se alguém não apoia a agenda homossexual isso seja preconceito. É liberdade de expressão, conforme disse no texto acima. Todo mundo tem direito de não gostar do que quiser. O problema eventualmente ocorre quando isso se transforma em atos de violência ou ofensa gratuita, tudo obviamente devendo ser analisado caso a caso.

Acho que isso já responde parte da sua terceira pergunta. Não acho que preconceito seja exclusividade da "extrema direita". Na verdade, é um fenômeno muito mais próximo do fanatismo, que pode ter qualquer cor e qualquer lado. E estou me referindo genericamente a "preconceito" que tanto pode ser de etnia, orientação sexual, xenofobia, etc.

Esta relação entre "extrema direita" e "homofobia", por exemplo, dá margem a alguns aprofundamentos que vão longe, se a gente quiser escarafunchar demais o tema, como no caso do nazismo, por exemplo, que já escrevi bastante aqui no blog, sobretudo nas resenhas das biografias do Hitler que eu postei. Acho que todos concordamos que, mais do que "extrema direita" propriamente, apesar do termo "socialista" no nome do partido, os nazistas eram totalitários. E totalitarismo também não escolhe lado, pode ser de direita ou de esquerda. É sabido que os nazistas perseguiram os homossexuais, mas nada mais gay do que a estética nazista da supremacia da raça ariana, por exemplo. Curioso como os extremos se tocam e se beijam nas situações mais inesperadas. O comando das SA, as milícias dirigidas por Ernst Röhm, sem as quais Hitler provavelmente não teria chegado ao poder, era integrado em sua ampla maioria por homossexuais, tendo sido esta a razão inclusive pela qual Hitler ordenou o extermínio dos líderes da SA na "Noite das Longas Facas" de 1934. Como você vê, há muito pano pra manga nessa questão.

Agora, voltando à sua primeira pergunta, o que eu entendo por "inusitado" no preconceito aí é o fato dele ter vindo de ateus, mais especificamente de minoria contra minoria. Historicamente falando, os movimentos ateus e homossexuais sempre foram muito próximos, tanto que os grandes expoentes do ateísmo atual, muitos citados aqui no blog, são (ou eram) homossexuais, como Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Alain de Boton.

Historicamente falando, também, o ateísmo sempre foi ligado à esquerda, sendo a dialética marxista talvez o maior expoente dessa união. Por isso, eu estranho já há um bom tempo que os militantes ateus no Brasil sigam um discurso historicamente mais ligado à direita, como a rejeição à agenda homossexual e à ação afirmativa (quotas raciais). Isto seria impensável um século atrás, daí a minha surpresa, muito mais provocada por curiosidade histórica do que propriamente por uma afirmação cabal e definitiva de que as coisas devam ser como eu as vejo. Eu me surpreendo mais por ver como posições ideológicas historicamente antagônicas terminam se imbricando e se unindo eventualmente, mas podem a qualquer momento se separar de novo. É este o fenômeno dialético que eu acho curioso demais, mas não a ponto de ter uma opinião formada e definitiva sobre o tema. Prefiro ficar observando apenas.

Reconheço que este é um terreno por demais pantanoso para se fazer exposições claras, mas espero que eu tenha conseguido explicar o que quis dizer com essa expressão.

Abraço!

Hélio
Hélio.

Você já deve ter percebido que eu sou um tipo de leitor que fica vasculhando seu blog. Sempre quando fico sabendo de um tema me pergunto: Vou ver o que o Hélio do Contorno da Sombra escreveu sobre o isso.

É por causa da diversidade dos temas que você posta. Quase sempre acabo achando por aqui o que procuro (eu gosto de ler opiniões diversas sobre um mesmo assunto, para ponderar uma a uma).

Bem, falando sobre a aliança dos ateus com os conservadores de direita.

Existe uma diferença entre ateismo e neo-ateismo. O segundo esta ligado à militancia ateista, são esquerdistas radicais, extremamente hostis com religiosos e sonham com um mundo utópico sem a influência da religião (e lutam por isso nas esquinas, na mesa de sinuca, em fóruns da internet, em blog's, nas universidades, etc).

O ateu, diferente do neo ateu, é um sujeito comum, com a ressalva de apenas não acreditar em nenhuma entidade religiosa. Ele pouco se importa com os religiosos, em promover agenda gay, defender cotas raciais, bradar por revoluções no estilo marxista, definir bodes expiatórios para as mazelas do mundo e tudo mais do que tange à esquerda.

Dai a possibilidade do sujeito ser ateu e conservador ao mesmo tempo. Eu mesmo conheço alguns.

Existe um blog de direita gerenciado por um ateu confesso.

Ele opinou sobre o caso alvo desta postagem.

Para você entender melhor o que houve, bem como os desdobramentos do caso, creio que a postagem dele é bastante elucidativa (além de desmascarar as mazelas dos esquerdistas).

O link é:
http://lucianoayan.com/2010/12/29/a-prova-irrefut...

Valeu pelo espaço.

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails