segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Quem diria: Lutero virou playmobil

martinho lutero

A matéria é do IHU:

Martinho Lutero em Playmobil para os 500 anos da Reforma


“O reformador Martinho Luteroestá disponível em Playmobil”, relata a revista Pro(em alemão). Na sua mão direita, ele segura uma pena e na sua mão esquerda a Bíblia aberta, na qual, precisa o sítio NordBayern(em alemão), pode-se ler a inscrição: “Os livros do Antigo Testamento. O Novo Testamento traduzido pelo Dr. Martinho Lutero”.

A reportagem está publicada no sítio da revista francesa La Vie, 10-02-2015. A tradução é de André Langer.

Nuremberg, centro midiático da Reforma


Dois anos antes do aniversário da Reforma, o fabricante de brinquedos Playmobil acaba de colocar no mercado os primeiros 34.000 bonequinhos de Martinho Lutero, ao preço de 2,39 euros. O diretor do Centro de Turismo Alemão (DZT) e a cidade de Nuremberg veem nesta iniciativa da marca alemã uma “contribuição popular” para a “Luther Dekade” (Década de Lutero, lançada na Alemanha em 2008, ndlr), que deve ir até 2017. O DZT desenvolveu, além disso, o personagem em parceria com o escritório de turismo de Nuremberg.

Ao longo desta “Década de Lutero”, a cidade de Nuremberg quer colocar em evidência o seu papel de “centro midiático da Reforma”, explica a Pro. “Na época de Lutero, a cidade era, com efeito, um excepcional pólo de imprensa que influenciou fortemente a Reforma”, precisa ainda a revista cristã.

“Embaixador da Reforma”

Em parceria com a Igreja Evangélica da Alemanha – que reúne a maioria das igrejas luteranas além Reno – os profissionais do turismo querem utilizar o personagem de 7,5 centímetros como um “embaixador da Reforma” e “atrair para a Alemanha um turismo espiritual e religioso”, de acordo com as palavras de Petra Hedorfer, porta-voz do Centro de Turismo Alemão. Assim, no sítio do DZT, um mapa interativo explica os principais acontecimentos da vida de Lutero e propõe aos internautas a organização da sua viagem. Pelas estimativas do DZT, entre “3% e 5% dos turistas” estariam interessados no assunto

“Em Nuremberg, conclui a Pro, Martinho Lutero tem um precedente histórico”: o artista Albrecht Dürer, cujo bonequinho Playmobil vendeu 80.000 exemplares mundo afora, desde o seu lançamento, em 2012.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails