domingo, 2 de maio de 2010

A igreja precisa de poetas

Eu tenho um problema sério com pessoas que não conseguem ouvir o que seu interlocutor está falando, não exatamente por má audição, mas por má vontade. É claro que há várias explicações possíveis para esta atitude, mas em geral, quando alguém fala demais é porque tem algo a esconder. A verborragia se transforma, portanto, em uma poderosa arma de defesa contra quem ameaça invadir a sua fortaleza de segredos inconfessáveis ou o seu armário repleto de esqueletos empoeirados. Quando esta pessoa se diz cristã, o problema me parece mais sério, pois poder estabelecer um diálogo equilibrado entre o falar e o ouvir é um dos dons que Deus concedeu ao homem, tanto que, no relato da Criação, o próprio Deus em Pessoa ia ao jardim do Éden conversar com Adão e Eva. Jesus – o Logos (Verbo) de Deus - gostava de pregar e conversar, e muitas vezes os seus ensinos e diálogos se mesclavam, como nos rotineiros confrontos com os fariseus e na suprema aula que concedeu a Nicodemos (João 3). Nem Pilatos resistiu ao seu desejo de conversar para tentar entender.

A pregação expositiva é, de fato, bela e necessária, mas ela deve - ao menos - incentivar que seus ouvintes dialoguem com o pregador, no sentido de suscitar dúvidas que possam ser questionadas e ideias que sejam aperfeiçoadas, senão no momento do culto, em algum período reservado para isso dentro ou fora da igreja. O crente é um ser que pensa, embora geralmente seja tratado como repositório inanimado de mensagens não necessariamente inspiradas nem cristãs. O próprio jargão evangélico inibe esta interação, pois hoje os pregadores dizem que “entregam” uma mensagem, como se não houvesse possibilidade de, digamos, "deglutição" do que foi dito. Escondem-se atrás de uma autoproclamada “inspiração” para apregoar barbaridades supostamente autorizadas por um ser alegadamente divino, que, na verdade, se confunde com a pessoa – e as carências - de quem as anuncia. Não provocam nos ouvintes uma atitude de verdadeira entrega em adoração a Deus, mas de rendição incondicional ao pregador. Não por acaso, vemos hoje a igreja se perdendo no turbilhão de ensinamentos errados e heréticos de “pastores” que “apascentam a si mesmos” (Judas 12), que não toleram críticas nem admitem ser questionados, atitudes que se baseiam – principalmente – na passividade a que os ouvintes foram induzidos ao longo das últimas décadas, reduzidos que foram a meros espectadores de um discurso previamente elaborado, que apenas reproduz à exaustão o mais recente modismo evangélico, geralmente seduzido pelo “deus” que se escreve com “d” de “dinheiro”.


Jesus tinha especial prazer em conversar com seus ouvintes. As perguntas e os pedidos que lhe foram feitos serviram para ensinar grandes verdades, como no caso do centurião romano (Mateus 8), da mulher samaritana (João 4) e do jovem rico (Lucas 18). Os diálogos que o Mestre travava com Seus interlocutores eram momentos propícios para que o evangelho fosse anunciado e compreendido. Mesmo na liturgia do Antigo Testamento, os salmos foram poeticamente compostos e eram responsivamente cantados, num símbolo de que o culto a Deus é – também – um diálogo em oração e adoração. Quando Tiago (1:22) nos recomenda que sejamos praticantes da Palavra e não somente ouvintes, ele não está separando radicalmente o ouvir do pregar e do praticar, isentando o pastor de qualquer responsabilidade de também envolver-se no que aqui chamamos de “diálogo” da adoração. A palavra grega (ποιητής - poiētēs ) traduzida ao português por “praticante”, “cumpridor”, também significa “poeta” (como vertida em Atos 17:28). O poeta saboreia, questiona, interpreta e se delicia com as palavras, mediante as quais dialoga com o mundo. Pregar, ouvir e praticar a Palavra de Deus formam um conjunto que está intimamente ligado à poesia espiritual que deve ser a nossa vida e a da nossa comunidade cristã. Precisamos de pastores, entretanto, que não vejam o púlpito como um pedestal do seu próprio ego a declamar versos perversos do seu desejo mórbido de poder, mas que se disponham a construir coletivamente esta obra prima poética do Logos de Deus, que é a Igreja.

Um comentário:

  1. Bíblia, um livro de muitas metáforas... e, portanto, de muita poesia.

    Verdades ditas de forma poética...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails