domingo, 26 de junho de 2011

Beleza roubada não volta pra casa

Já tratamos deste assunto aqui em abril de 2008, no texto "Stolen Beauty" ("Beleza Roubada", sobre o Peru), mas ele sempre retorna, ainda que os governos poderosos do mundo queiram escondê-lo. As "belezas roubadas" são os tesouros arqueológicos e artísticos que foram saqueados mundo afora pelas potências coloniais e econômicas dos últimos séculos. Aí quando a crise estoura, como a da Grécia, por exemplo, alguém faz o favor de lembrá-las do furto continuado, no caso alguns membros do próprio parlamento britânico, segundo informa O Globo do último dia 22/06:

Cameron se nega a devolver estátuas para ajudar Grécia a sair da crise

LONDRES - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, rejeitou nesta quarta-feira a proposta dos liberais britânicos de tentar consertar um erro que data de dois séculos e que poderia ajudar a sanar parte da crise da dívida grega. O democrata liberal Andrew George havia sugerido a devolução dos mármores do Partenon, coleção de esculturas retirada da Grécia pelo Lord Elgin em 1799, e que está atualmente no Museu Britânico, em Londres, como forma de ajudar o país em crise.

Segundo o jornal britânico "Guardian", a proposta de George reabriu a polêmica em torno das esculturas trazidas ao país quando ele tratou da crise financeira grega na Câmara dos Comuns (Câmara baixa). Ele afirmou que o Reino Unido poderia fazer a sua parte devolvendo as esculturas para a Grécia.

George fez a sugestão depois de o primeiro-ministro reiterar sua confiança de que o mecanismo financeiro europeu poderia ser usado para ajudar a retirar a Grécia de seus problemas financeiros.

George disse a Cameron: "Nós não devemos fazer uma contribuição unilateral para o resgate da Grécia enquanto o primeiro-ministro não concordar que temos algo que ajuda a regenerar a economia grega e corrigir um erro de 200 anos, e é devolver os mármores."

Cameron disse não ter intenção de permitir que o Reino Unido "perca seus mármores". Ele disse: "Eu lamento, mas não concordo... a resposta rápida é que nós não vamos perdê-los."

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails