quinta-feira, 9 de junho de 2011

Chulé chama dengue

Você que não aguenta mais aquele seu amigo que não larga do kichute velho de estimação (dele), agora tem uma boa razão para denunciá-lo à Saúde Pública, Vigilância Sanitária, ou coisa que o valha. É só comentar sobra a notícia do Gizmodo, traduzida por Bruno Calzavara para o site HypeScience:


Lave seu pé: mosquitos adoram se ele estiver mal-cheiroso

De acordo com um estudo liderado pelo pesquisador Remco Suer, os mosquitos são atraídos por bactérias presentes em pés cobertos de suor. Isso significa que encontrar uma maneira de isolar esses odores poderia não apenas melhorar a vida de quem sofre com esse problema, como também retardar a propagação de doenças.

Suer trabalhou com o mosquito africano Anopheles gambiae, um dos principais vetores para a propagação da malária na África sub-saariana.

Ele testou o sentido do olfato através do bombeamento de CO2 adicional em um recipiente para simular a respiração humana, acrescentou uma alta concentração de cinco diferentes odores característicos do pé humano e descobriu que os mosquitos eram incapazes de reagir ao CO2 durante vários segundos.

Os odores impediram os mosquitos de detectar o CO2 proveniente da respiração – o que poderia ser uma razão pela qual os mosquitos da malária desviam do rosto de uma pessoa e preferem atacá-la nos pés. Faça um teste mental agora mesmo: quantas vezes você já foi picado no rosto em comparação com mordidas nos pés?

Apesar da descoberta interessante, o A. gambiae é apenas uma variedade de mosquito que reage à combinação de cheiros específicos. Não se sabe a forma que mosquitos como o Aedes aegypti, vetor da dengue, pode responder ao mesmos estímulos. Ainda assim, você já possui pelo menos uma razão para manter seus pés limpos no verão.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails