segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A crucificação do futebol brasileiro

Os últimos dias foram marcados por uma certa confraternização mundial em razão de dois acontecimentos que ocorreram quase que simultaneamente: a morte de Nelson Mandela e o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de futebol de 2014, a ser realizada no Brasil.

Ficamos todos, de certa maneira, embevecidos pelos discursos,  gestos e sonhos de paz na humanidade, e nos esquecemos, ainda que passageiramente, de nossa miserável condição humana.

A depravação, esta velha e sórdida inimiga da raça, está sempre à espreita, pronta para atacar.

Lamentavelmente, o ataque teve vez em Joinville ontem, 8 de dezembro de 2013, na partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano, entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama, vencida pelo primeiro por 5x1, o que resultou no rebaixamento do time carioca para a série B de 2014.



As cenas vergonhosas de briga entre as torcidas dos respectivos times ultrapassaram as fronteiras brasileiras e hoje são objeto de comoção e rechaço em todo o mundo.

A foto da capa da edição de esportes de hoje do Diário de São Paulo conseguiu captar a transcendência tenebrosa deste momento:



A referência é obviamente religiosa, e remete às pinturas consagradas de Rubens e Caravaggio sobre o içamento e a deposição de Jesus Cristo na cruz:


Rubens, "O Levantamento da Cruz de Cristo"


Rubens, "A Deposição de Cristo da Cruz"


Caravaggio, "La Deposizione"
As outras imagens sanguinolentas do triste evento também desilustram a nossa tão acalentada esperança de um mundo diferente. Desencantamos afinal...

Por vias macabramente tortas, portanto, somos lembrados de que Ele, o Salvador, continua sendo a melhor (e única) resposta a tanta depravação.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails