sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Quando Deus intervém...



Quando se analisa o caldo de cultura que gerou a Reforma Protestante do início do século XVI, um aspecto que não pode deixar de ser observado é a intervenção de Deus na História da humanidade e da Sua igreja. Primeiramente, a Reforma protestante não é um fato isolado, que teve geração espontânea num mundo que não a esperava. Ela já vinha sendo gestada no pensamento de gente como John Wycliffe e Jan Huss, que serviram como ponta de lança no questionamento da autoridade papal.

Lutero não queria provocar um cisma, certamente, mas todas as circunstâncias do seu tempo o levaram à ruptura com Roma. É óbvio que uma série de outros fatores concorreram para que a Reforma fosse levada adiante, como os políticos, por exemplo. Não fosse Frederico o príncipe protetor de Lutero, talvez o rumo da história fosse outro. Talvez o mesmo ocorresse se não houvesse grandes interesses econômicos e estratégicos em jogo, numa Europa ainda saindo do feudalismo e se preparando para as profundas mudanças que já estavam sendo geradas. Lutero não teve outra saída senão promover o cisma, e os papas que o enfrentaram (Leão X, Adriano VI e Clemente VII) foram extremamente presunçosos e inábeis ao lidar com a questão. Não perceberam que mudanças radicais estavam em curso no mundo, e isso fica claro nos exageros que cometeram na venda das indulgências, que foi apenas a gota d'água numa série de abusos que vinham sendo feitos em nome da Santa Sé.

Dentro desse contexto, portanto, me parece que mais do que a vaidade, foi a presunção e o distanciamento da realidade que levou a Igreja Católica para muito perto do abismo. Não houvesse existido Lutero, outros se levantariam contra Roma, mas o fato de se perder boa parte da Alemanha acendeu o sinal vermelho para que a Igreja Católica se reformasse naquilo que ficou conhecido como a Contra-Reforma do Concílio de Trento, já sob Paulo III, de 1545 a 1563. Ainda que pareçam ter sido tímidos, os decretos do concílio representaram um resgate da Igreja Católica e, de certa forma, a sua preservação. Muito provavelmente, se nada tivesse acontecido no começo do século XVI, a Igreja Católica teria enfrentado problemas muito, mas muito maiores do que os que Lutero lhe causou. Muitos estudiosos católicos reconhecem isso, ainda que não possam confessá-lo abertamente, mas é bem possível que a Igreja Católica não existiria, tal como a conhecemos hoje em dia, se não houvesse um Lutero no seu caminho.

E isso mostra Deus agindo na História para o bem de católicos, luteranos, protestantes, e todos aqueles que se dispõem a segui-lo com um coração puro.

Um comentário:

  1. amem irmao helio. acho que tinha que parar este atrito entre a igreja evangelica e a catolica e tinha que se dedicar mais a cristo. ambas tinham que respeitar e caminhar juntas.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails