quinta-feira, 8 de novembro de 2012

50 elefantes bêbados incomodam muita gente

Dumurkota é um pacato vilarejo no leste da Índia que passou por uma situação inusitada alguns dias atrás. Foi atacada por 50 elefantes bêbados.

Quando sóbrios, os simpáticos paquidermes pertencem a uma manada que vaga pela região indiana de Mahua, em busca de comida.

Entretanto, numa de suas andanças pelas redondezas, onde há muitas plantações de chá e de arroz, os elefantes sentiram um estranho e convidativo cheiro de álcool que emanava de uma tenda vizinha.

Atraídos pelo embriagante aroma, os elefantes não tiveram dúvida: saquearam o local e beberam 18 barris (cerca de 500 litros) de um licor etílico que ali estava armazenado.

O efeito foi devastador. Como alcoólatras que vagam de bar em bar, os elefantes já ébrios invadiram a pequena aldeia próxima e destruíram pelo menos 3 casas em sua busca ensandecida por mais álcool.

No meio da confusão, as plantações locais foram pisoteadas pelos animais, que - felizmente, como acontece com seus similares humanos - conseguiram se acalmar com a chegada da polícia, que os fizeram voltar à comunidade numerosa (cerca de 120 espécimes) da qual fazem parte.

Não se sabe, ainda, quais foram os efeitos da mais pesada ressaca que o planeta já presenciou.

Como o elefante é um animal sagrado no país, representado pelo popular semideus (metade homem, metade elefante) Ganesh do hinduísmo, ninguém lhes quis fazer mal, mas o estrago - lamentavelmente - já estava feito.

Entre outros epítetos, Ganesh é conhecido pela cultura popular indiana como o "deus da boa sorte" ou "o destruidor de obstáculos", mas parece que Dumurkota só foi apresentada a esse seu último aspecto.

Não é tão raro assim ver elefantes (e outros animais) embriagados, especialmente na África, onde encontram frutas que - uma vez fermentadas - atingem alto teor alcoólico, como a amarula, condição que lhes provoca profunda alteração nos sentidos, como se pode ver no vídeo abaixo.

Voltando à Índia, resta saber se os pobres aldeões receberão ajuda governamental para começarem a se refazer do (literalmente) pesadelo alcoólico e dos prejuízos causados pelo infausto dia de fúria paquidérmica que tiveram o azar de enfrentar.


Fonte: Daily Mail





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails