Com base num estudo do filósofo da Universidade de Oxford, Tim Mawson, intitulado "Praying to Stop Being an Atheist" ("Orando para deixar de ser ateu"), o apresentador de rádio Justin Brierley teve uma ideia, digamos, instigante.
No seu programa chamado "Unbelievable?" ("Inacreditável?" - vídeo abaixo) na rádio cristã britânica Premier, ele convidou 71 ateus e agnósticos para participar do Atheist Prayer Experiment ("Experimento de Oração Ateísta").
O projeto consistia em que cada pessoa se comprometesse a orar por alguns minutos durante 40 dias entre os últimos meses de setembro e outubro.
O pedido da oração era que Deus se revelasse a eles. Os ateus tiveram uma atitude simpática e aceitaram o desafio.
Depois do período estipulado, os resultados foram curiosos. Dos 71 ateus que iniciaram a experiência, 2 delas terminaram crendo em Deus. Uma outra pessoa se qualificou como "indecisa", dizendo que está "procurando ter fé".
6 pessoas confessaram que suas experiências não deviam ser contadas como válidas, já que falharam em cumprir o compromisso. 14 participantes não responderam.
Os 48 restantes chegaram à conclusão de que Deus não se revelou a eles, sendo que alguns oraram por 40 dias enquanto outros fizeram isso esporadicamente no período, havendo aqueles que abandonaram a oração depois de alguns dias.
Curiosa foi a situação de dois participantes, um cujo pai morreu dois dias após se inscrever no projeto e outro que escapou por um triz de um atropelamento, mas viu o carro (que avançou o sinal vermelho) atingir uma mulher ao seu lado.
Vendo que só ele e uma enfermeira que passava pelo local se preocuparam em socorrer a mulher, o ateu ficou indignado com o egoísmo das pessoas, e ao chegar em casa orou pedindo a Deus que cuidasse da vítima e "perdoasse os omissos porque eles não sabiam o que estavam fazendo".
E aí, amigo ateu, porque você não se inspira no exemplo de seus colegas britânicos e se candidata a fazer o mesmo.