sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quando ateus experimentam orar

Com base num estudo do filósofo da Universidade de Oxford, Tim Mawson, intitulado "Praying to Stop Being an Atheist" ("Orando para deixar de ser ateu"), o apresentador de rádio Justin Brierley teve uma ideia, digamos, instigante.

No seu programa chamado "Unbelievable?" ("Inacreditável?" - vídeo abaixo) na rádio cristã britânica Premier, ele convidou 71 ateus e agnósticos para participar do Atheist Prayer Experiment ("Experimento de Oração Ateísta").

O projeto consistia em que cada pessoa se comprometesse a orar por alguns minutos durante 40 dias entre os últimos meses de setembro e outubro.

O pedido da oração era que Deus se revelasse a eles. Os ateus tiveram uma atitude simpática e aceitaram o desafio.

Depois do período estipulado, os resultados foram curiosos. Dos 71 ateus que iniciaram a experiência, 2 delas terminaram crendo em Deus. Uma outra pessoa se qualificou como "indecisa", dizendo que está "procurando ter fé".

6 pessoas confessaram que suas experiências não deviam ser contadas como válidas, já que falharam em cumprir o compromisso. 14 participantes não responderam.

Os 48 restantes chegaram à conclusão de que Deus não se revelou a eles, sendo que alguns oraram por 40 dias enquanto outros fizeram isso esporadicamente no período, havendo aqueles que abandonaram a oração depois de alguns dias.

Curiosa foi a situação de dois participantes, um cujo pai morreu dois dias após se inscrever no projeto e outro que escapou por um triz de um atropelamento, mas viu o carro (que avançou o sinal vermelho) atingir uma mulher ao seu lado.

Vendo que só ele e uma enfermeira que passava pelo local se preocuparam em socorrer a mulher, o ateu ficou indignado com o egoísmo das pessoas, e ao chegar em casa orou pedindo a Deus que cuidasse da vítima e "perdoasse os omissos porque eles não sabiam o que estavam fazendo".

E aí, amigo ateu, porque você não se inspira no exemplo de seus colegas britânicos e se candidata a fazer o mesmo.





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails