sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A namorada fake de Manti Te'o

Run, Manti Te'o, run!
Manti Malietau Louis Te'o, mais conhecido como Manti Te'o, é um jogador de futebol americano universitário (a poderosa liga NCAA), atualmente em ação como linebacker (uma espécie de zagueiro recuado) pela prestigiosa Universidade de Notre Dame, de Indiana, nos Estados Unidos.

O nome - pouco usual para os padrões americanos - de Manti Te'o (se pronuncia "mantaitío") se deve à procedência de seus pais, que vieram das Ilhas Samoa, embora o jogador tenha nascido no Hawaii (ele completará 22 anos de idade no próximo dia 26 de janeiro).

A exemplo de Tim Tebow (que é evangélico), Manti Te'o faz questão de se mostrar devoto de sua religião, no caso a mórmon.

Em declaração publicada no The Washington Post em 16/01/13, Manti Te'o fez questão de declarar que "ter fé é crer em algo que você muito provavelmente não pode ver".

Assim isolada, a frase pode parecer mais uma declaração doutrinária ou propagandística de fé, mas ela não foi dada sem propósito, e como você vai perceber a seguir, o buraco é bem mais embaixo.

É uma história tão confusa, tão enrolada, que nos apoiaremos na sinopse do portal College Candy para tentar entender o "luau do havaiano doido".

Pra começo de conversa, é bom lembrar que - a exemplo de seu xará bretão - o futebol americano é um negócio altamente rentável que movimenta toneladas de dinheiro dentro e fora de campo.

Por "fora de campo" acima, leia-se "patrocínio", "marketing", e - obviamente - quanto mais o atleta aparecer na mídia, quanto mais a sua história (ou "estória") for, digamos, amanteigada, debulhada em lágrimas, mais ele venderá e engordará seus cofres.

Ao que tudo indica, Manti Te'o escolheu este caminho do lucro fácil, mas sua astúcia não contava com a descoberta do rocambolesco roteiro de novela mexicana no qual ele se enrolou sozinho.

O inacreditável enredo começou quando a avó de Te'o, Annette, morreu aos 72 anos de idade, o que já seria motivo de comoção para o jovem atleta. 

Só que ele alegou que - seis horas depois - teria falecido também a sua namorada, de nome Lennay Kekua, que havoa sobrevivido a um terrível acidente de carro algum tempo antes, mas fora diagnosticada com leucemia, que a vitimara fatalmente naquele mesmo infausto dia 12 de setembro de 2012.

Três dias depois, de luto, Manti Te'o entrou em campo para defender o Notre Dame contra o Michigan State, partida na qual teve uma atuação esplendorosa.

Pronto: a narrativa do herói que dá a volta por cima, tão chamativa aos norteamericanos, estava pronta. Manti Te'o era o cara!

Ato contínuo, sua "história" foi contada em todos os principais meios de comunicação dos Estados Unidos, e ele foi capa da edição seguinte da revista Sports Illustrated, a "bíblia" do esporte no país.



Só que, da mesma maneira como a mídia (não só a americana, mas principalmente ela) gosta de construir heróis do "nada", parece que eles têm um prazer maior ainda em destruí-los.

Deve-se dar o desconto a eles de que uma "história" dessa é muito emotiva para ser desperdiçada, e por isso toda a imprensa começou a investigá-la melhor.

Qual não foi a surpresa, então, quando ninguém achou nenhuma evidência de que a "namorada" Lennay Kekua existisse. Não havia qualquer registro do acidente nem do suposto transplante de medula a que ela teria se submetido, segundo a versão de Manti Te'o.

Não demorou muito para que descobrissem que a foto que constava do perfil de Lennay Kekua no twitter (@LennayKay - única evidência da "existência" de Lennay e já desativado), era na verdade de uma moça californiana de 22 anos, cuja identidade está sendo preservada, que havia passado suas fotos a Ronaiah Tuiasosopo, que resulta ser amigo também de Manti Te'o.



Ronaiah ainda imaginou que poderia apagar os rastros de sua amizade com Te'o no Instagram, mas alguns órgãos da imprensa foram mais rápidos e salvaram as evidências da relação entre os dois.

Agora, entre uma e outra declaração desastrada na tentativa de se defender e justificar o imbroglio, Manti Te'o tem dito que foi vítima de uma "relação virtual", na qual se "apaixonou" sem conhecer a pessoa, enquanto a imprensa especula se ele não estaria querendo acobertar algum relacionamento homossexual, situação que fuzila de morte quem se expõe desta maneira no esporte americano.

Enquanto o atleta vira motivo de piada mundial (vídeo abaixo), voltando à declaração de fé acima, dada ao The Washington Post, resta saber no quê exatamente Manti Te'o acredita hoje em dia...





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails