domingo, 12 de abril de 2015

Por que é tão difícil mudar?

Artigo de Marcelo Levites no Estadão:

Por que é tão difícil mudar?

A pior coisa da vida é ser obrigado a abrir mão de algo que gostamos e que nos dá prazer. Seja um alimento, um vício ou até mesmo um hábito. Todos nós sabemos que para ter uma vida saudável é preciso se exercitar, manter uma alimentação balanceada, dormir com qualidade, não fumar, não beber, ter amigos etc. Mas por que é tão difícil fazer algo que sabemos que é bom para nós?

A primeira explicação pode estar no fato de o nosso cérebro estar programado a fazer algo daquela maneira, sempre. E mudar essa programação é sempre muito difícil. Muitas vezes achamos até impossível, mas não é.

Outra é a autossabotagem. Isso ocorre muitas vezes na dieta. Mesmo o médico nos dizendo que estamos proibidos de consumir determinado alimento, pois passaremos mal, nosso cérebro dá um jeitinho de nos dizer o contrário e acabamos sempre nos dando mal.

Uma terceira hipótese é a certeza de que somos inatingíveis. “Sempre fiz desta maneira e nunca me aconteceu nada”.

Para quem tem mais idade, mudar é algo muito complicado. Mas é possível e, garanto a vocês, muito prazeroso. Não digo que precisa ser algo tão radical. Dar pequenas escorregadelas na dieta, furar a academia é algo do ser humano, mas não pode ser regra.

Várias estratégias podem ajudar nosso cérebro a criar novos hábitos. Antes de comer algo que possa lhe fazer mal pense duas vezes e lembre-se das consequências ruins que aquele alimento pode provocar. Antes de desistir do exercício pense seriamente nos efeitos positivos e saiba: somos frágeis sim e algo ruim como um AVC ou um infarto pode ocorrer conosco e não só com o vizinho.

Viver intensamente é respeitar os limites do corpo e da mente e ter qualidade de vida.

Viva mais e melhor.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails