quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Ciência investiga o que faz uma pessoa ser carismática

Matéria publicada no HuffPost Brasil:

Cientistas parecem ter descoberto o verdadeiro segredo do carisma

Eliza Sankar-Gorton


Se você consegue pensar rápido, um novo estudo sugere que você é sortudo.

Os cientistas parecem ter descoberto como o carisma – aquela característica indefinível daqueles que cativam as pessoas – funciona.

O carisma pode depender de um pensamento rápido, de acordo com uma nova pesquisa. Em outras palavras, as pessoas que conseguem responder com rapidez a questões de conhecimento geral ou ser ágeis ao realizar tarefas tendem a serem vistas como mais carismáticas pelos seus amigos.

"Nós esperávamos que a rapidez fosse um fator que pudesse prever o carisma, pois a velocidade parecia ser um elemento fundamental na capacidade que algumas pessoas têm de serem interessantes – e até mesmo um pouco imprevisível – nas interações sociais", disse o Dr. Bill von Hippel, pesquisador líder e professor de psicologia da Universidade de Queensland na Austrália, ao Huffington Post por email.

"Mas nós nos surpreendemos ao descobrir que a velocidade era mais importante do que o QI em prever carisma".

Os pesquisadores recrutaram grupos de amigos, no total 417 pessoas, para os testes de respostas rápidas que pretendiam medir a velocidade mental. Daí cada pessoa reportou o quão carismático eram seus amigos do grupo e logo cada um deles fez um teste de QI.

Depois de comparar o QI e a velocidade mental deles, os pesquisadores descobriram que a velocidade mental poderia prever o carisma com precisão enquanto que o QI não. Os pesquisadores então concluíram que a velocidade mental pode permitir que um indivíduo oculte reações inapropriadas e mostram senso de humor na hora, fazendo com que a pessoa pareça carismática.

"A inteligência social é mais do que saber dizer a coisa certa", disse Hippel. "É também a capacidade de dizer isso no momento certo".

A pesquisa foi publicada na Revista Psychological Science, em 30 de novembro.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails