segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

David Bowie morre aos 69


O cantor e compositor inglês morreu na noite passada, dois dias após ter completado 69 anos de idade. Há 18 meses ele vinha lutando contra o câncer.

David Bowie não foi um artista ao qual fosse possível aplicar rótulos fáceis. Tanto que sua brilhante carreira de ator fica meio que "perdida" em meio à sua obra musical não por esquecimento, mas por excesso de talento em outras áreas.

No campo da música, denominá-lo como roqueiro ou cantor pop não é suficiente. Ele caminhou por uma variedade de estilos e influências que não permitem uma definição tão esquematizada.

Do folk psicodélico do início de sua produção musical até o lançamento do seu último álbum, "Blackstar", na sexta-feira passada, Bowie passeou por rock, soul, funk, música eletrônica, entre tantas outras tendências, pavimentando a estrada que o levou ao restrito clube dos megastars.

Na maneira como se apresentou ao mundo, desenvolveu todos os estilos possíveis e imagináveis que o tornaram num ícone da modernidade, como se pode ver neste pequeno vídeo.

É uma perda gigantesca para o mundo das artes. Fica aqui a nossa homenagem com sua canção "Space Oddity" (seu primeiro sucesso, em 1969), recentemente incorporada à trilha sonora do filme "A Vida Secreta de Walter Mitty" (2013), em que a voz feminina é cantada por Kristen Wiig, e a linguagem visual dá uma bela ideia do que foi o universo de David Bowie:



Aqui a cena do filme em que a música se encaixa perfeitamente com o espetáculo visual:





Para os mais jovens, talvez seja necessário relembrar um pouco do que representou David Bowie para as outras gerações, através dos vídeos abaixo:








LinkWithin

Related Posts with Thumbnails