domingo, 3 de janeiro de 2016

Suas resoluções de Ano Novo já correm risco de fracassar


Matéria publicada na revista Galileu em janeiro de 2015:

Por que você não vai cumprir suas resoluções de ano novo

Se você ainda está firme, fique sabendo: as chances de falhar são grandes

Perder peso, ser mais produtivo, começar algum esporte, entrar na academia, parar de tomar refrigerante, ler 500 livros, etc. Basta virar o ano, e já começamos a pensar nas resoluções do ano novo. Mas por que - quase - nunca conseguimos cumprir nossas metas?

Gary Latham, professor de psicologia da Universidade de Toronto, estudou a psicologia do estabelecimento de metas e comprovou que existem várias razões que nos impedem de cumprir nossas resoluções. E o site Fast Company listou quatro razões que explicam o motivo das nossas falhas - confira:

Estabelecer metas muito abrangentes

Latham diz que nossas metas têm que ser mais específicas: “a chave para cumprir os objetivos é especificar. Especificar te dá mais foco”. Experimente trocar “perder peso” por “perder x quilos” ou “passar mais tempo com a família” por “passar x horas com a família por semana”. Quanto mais específica for a resolução, mais fácil será de cumprir.

Estabelecer MUITAS metas

Pensar em uma lista enorme de resoluções não é uma boa ideia. Segundo Latham, as metas devem ser afuniladas - de três a sete resoluções é o ideal. Se você pretende cumprir 40 resoluções, acabará não cumprindo nenhuma. É difícil para a mente humana gerenciar muitos objetivos simultaneamente. O grande segredo está no foco.

Estabelecer metas surreais

Seja sincero, a meta estabelecida é possíivel? Um viciado em refrigerantes não conseguirá parar de beber de uma hora pra outra. Latham recomenda eliminar tudo que atrapalhe sua resolução. Por exemplo, é impossível manter uma dieta equilibrada tendo uma cozinha repleta de doces e outras besteiras. E quando estabelecer uma resolução não esqueça de conversar com amigos e familiares - eles te ajudarão a ficar firme.

Ser pessimista

Ao primeiro sinal de fracasso você já pensa em jogar a toalha? Para Latham, acreditar que a meta é possível ajuda a realiza-la. Então nada de pessimismo. E se você quer cumprir suas resoluções de ano novo, se apoie em pessoas que te mantenham motivado e animado.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails