terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Arrependimento x Remorso

Bible path
Muitas vezes, alguém que gosta de se aprofundar no estudo das Escrituras se pergunta qual é a diferença espiritual entre arrependimento e remorso, e o interessante é que a própria Bíblia, no seu original grego, traz a diferença entre ambas as atitudes.


METANOIA x METALOMAI


Primeiro, a palavra grega traduzida por “arrependimento” é metanoia (μετάνοια) e sempre significa uma mudança de mente ou atitude, essencial à salvação, como no "batismo de arrependimento" de Atos 13:24.

Metanoia aparece 58 vezes no Novo Testamento. Já outra palavra que às vezes é traduzida como arrependimento é metamelomai (μεταμέλομαι), que aparece 6 vezes no Novo Testamento, mas está muito mais ligada à idéia de tristeza, de remorso, do que propriamente mudança de rumo, de mente.


O exemplo clássico é o caso de Judas em Mateus 27:3, conforme você pode perceber nessas 3 diferentes versões para o português:

Mat 27:3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, ARREPENDIDO, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, (Almeida Revista e Corrigida - ARC)

Mat 27:3 Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, COMPUNGIDO, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo: (Almeida Revista e Atualizada - ARA)

Mat 27:3 Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi TOMADO DE REMORSO e devolveu aos chefes dos sacerdotes e anciãos as trinta moedas de prata. (Nova Versão Internacional - NVI)


Mat 27:3 Quando Judas, o traidor, viu que Jesus havia sido condenado, SENTIU REMORSO e foi devolver as trintas moedas de prata aos chefes dos sacerdotes e aos líderes judeus (Nova Tradução na Linguagem de Hoje - NTLH)


Já a tradução católica da Bíblia do Peregrino (BP) traduz o mesmo versículo dizendo que "Judas se arrependeu", enquanto as igualmente católicas Bíblia de Jerusalém (BJ) e Edição Pastoral (EP), com "sentiu remorsos" em ambas, e a Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB - "assaltado de remorsos"), concordam com a versão protestante.

A palavra traduzida por "arrependido" (ARC e BP), "compungido" (ARA) e "tomado de remorso" (todas as demais), é metamelomai, que mostra que Judas ficou triste pelo que fez, "arrependido" até certo ponto, como Esaú, que "querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas" (Hebreus 12:17). A palavra aí traduzida por "arrependimento" é metanoia, algo que Esaú buscou com lágrimas, mas não achou.

Logo, me parece que arrependimento significa uma conversão real, verdadeira, uma mudança de rumo, enquanto remorso é apenas o reconhecimento de que se fez algo errado, mas, talvez, se pudesse voltar atrás, a pessoa teria feito a mesma coisa, e a única coisa que lhe restou foi o gosto amargo de ter feito o que fez.


Por fim, há outro versículo em que podemos fazer uma comparação entre ambas as condições, 2ª Coríntios 7:9, em que Paulo escreve:
Agora, folgo, não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados para o arrependimento; pois fostes contristados segundo Deus; de maneira que por nós não padeceste dano em coisa alguma. (ARC)
As demais versões (protestantes e católicas) não fogem à tradução da ARC, apenas trocando "contristados" por "entristecidos" ou variações de "tristeza".

O versículo 9 citado acima deve ser interpretado no contexto em que está inserido, e o versículo seguinte (10) diz que "com efeito, a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás, ao passo que a tristeza segundo o mundo produz a morte" (BJ).

A palavra arrependimento aqui (μετάνοιαν) é acompanhada da condição de que "não volta atrás" (ametamelētos - ἀμεταμέλητον), o que mostra que o texto bíblico separa definitivamente "arrependimento" de "remorso".

Bem, o versículo 9 nos fala de Paulo se alegrando, não por que os coríntios se entristeceram (οὐχ ὅτι ἐλυπήθητε), mas por que se entristeceram para o arrependimento (ὅτι ἐλυπήθητε εἰς μετάνοιαν).

Paulo portanto se alegrou por que a tristeza deles resultou em arrependimento, já que a preposição εἰς pode indicar resultado, o melhor sentido para esta passagem (entre outros sentidos possíveis estão propósito, espacial [para dentro de], temporal [durante], referência [com referência a], vantagem ou desvantagem). Em seguida Paulo diz que os coríntios portanto se arrependeram segundo Deus (κατὰ θεόν).

O versículo 10 então explica o que aconteceu ali. Os coríntios se arrependeram segundo Deus (κατὰ θεόν), e por isto houve o arrependimento.

É muito interessante aqui perceber que Paulo nos diz que a tristeza que resulta em arrependimento é segundo Deus (κατὰ θεόν), enquanto que a tristeza que produz morte é do mundo (τοῦ κόσμου), provavelmente aqui empregando um genitivo de produtor. Ou seja, ele atribui a origem da segunda tristeza ao mundo, mas não faz isto para a primeira tristeza.


TRISTEZA x ARREPENDIMENTO


A tristeza que resulta em arrependimento aqui não é atribuída a Deus, mas ela segue o padrão de Deus. Já aquele pesar que gera morte é sim produzido pelo mundo.

Está claro, portanto, que Paulo está propositalmente contrastando as duas tristezas (λύπη), já que ele coloca tanto κατὰ θεόν quanto τοῦ κόσμου em destaque, na frente de λύπη.

É curioso também que vários dicionários colocam ἀμεταμέλητον ("sem remorso", "sem voltar atrás") como um adjetivo feminino, embora a terminação dele seja masculina ou neutra.

Provavelmente eles estão tentando fazer este adjetivo concordar com alguma palavra do texto, seja arrependimento (μετάνοιαν) ou seja salvação (σωτηρίαν), todas elas femininas.

Não se pode descartar, portanto, a possibilidade de que ἀμεταμέλητον seja neutra, categorizando todo o "arrependimento para salvação" (μετάνοιαν εἰς σωτηρίαν), ou seja, tratando-o como uma unidade.

remorse x repentance


NA PRÁTICA COTIDIANA:


Independentemente de qualquer debate teológico ou do caráter religioso da dúvida, uma maneira simples de identificar se o que alguém (ou você) sente é arrependimento ou remorso é imaginar os seguintes cenários e (tentar) analisar o que mais, digamos, se "encaixa" na situação específica:

1) A pessoa arrependida se expressa (geralmente de forma verbal e sincera) da seguinte forma: "Eu sinto muito e peço perdão pelo erro que eu cometi";

2) A pessoa que sente remorso transmite a mensagem (raramente de forma verbal e - neste caso - dissimulada) deste modo: "Eu sinto muito pelo fato das coisas não terem acontecido da maneira como eu gostaria que tivessem acontecido".

Captou?







13 comentários:

  1. certissimo amigao. agora sei seu nome. e helio correto? bom me descrevo como anonimo mas meu nome e lucas. olha grande conhecimento na palavra voce tem, sao poucos pastores ou teologos que tem este conhecimento. reparo que voce sempre usa a bilia que e otimo . cada topico muito bem feito , olha que deus possa sempre te ajudar a crescer teu blog e que continue sempre no ar, orientando. a respeito do remorso e arrependimento, esta certissimo seu ponto de vista. na verdade eu se eu pudesse voltar a tras nao cometeria os erros de julgar algumas pessoas nem de expicar certas coisas erradas, mas tudo isto foi falta de conhecimento meu . como disse aquela passagem da bilia( MEU POVO ESTA MORRENDO POR FALTA DE CONHECMIMENTO). sempre pedi perdao quando eu erro, isto é estou arrependido. que jesus te abençoe e te guarde. shalom.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra."

    Oséias 6:3

    ResponderExcluir
  5. obrigada Hélio pelas palavras é a primeira vez q vou pregar e Deus colocou ao meu coração esse assunto...Arrependimento,perdão! Ki Deus continue te usando e q o Espirito Santo possa te acompanharrrrrr ah meu nome é Estela!

    ResponderExcluir
  6. obrigado pelo seu comentário, irmã Estela!

    que Deus a abençoe com a pregação sábia e bíblica da Palavra, anunciando a mundo a mensagem salvadora da cruz de Jesus Cristo!

    graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hélio! A Paz!

      Meu amigo, agora posso notar que passei anos em remorso doentio, numa angustia sem fim, então, como posso sair do remorso e ir ao arrependimento?

      Estou ainda aflito, pois não sei como deixar o tormento do remorso e chegar ao arrependimento para ser livre novamente

      Pode me ajudar?

      Abraços,

      Ben

      Excluir
    2. Obrigado pelo seu comentário, Ben!

      Bom, vou tentar ajudá-lo com a graça e a misericórdia de Deus a nos guiar.

      Eu acho que o primeiro passo é o fundamental para conseguir se chegar ao arrependimento, e você acabou de dá-lo: reconhecer que o que você sentia era remorso e não arrependimento. Viva intensamente esta fase, não tenha pressa de passar para o passo seguinte, o que acontecerá no momento certo. Pode durar um dia ou um ano, ou mais, não importa, mas permita-se convencer de que o que você sentia era remorso e não arrependimento, e peça ao Senhor força e sabedoria para dar o próximo passo no tempo dEle.

      Em segundo lugar, gostaria de sugerir que você leia sempre o 1ª capítulo da 1ª carta de João até, se possível, decorá-lo. Lembre-se também que é "a benignidade de Deus que te leva ao arrependimento" (Romanos 2:4) e se apresente ao Senhor com liberdade e liberalidade para pedir a Ele que Ele te sonde e te diga se há algo na sua vida que você precisa se arrepender (Salmo 139:23-24) e se submeta a esse tratamento direto com Ele, pedindo-lhE força para tomar medidas práticas e claras de arrependimento.

      Se for o caso, peça ajuda a alguém para desabafar e expor o seu problema, mas com muito cuidado porque essa pessoa também tem que ser indicada a você pelo Senhor. Não compartilhe segredos íntimos com quem você não se sente à vontade para tanto.

      Lembre-se, ainda, que todos nós seremos julgados pela lei da liberdade (Tiago 2:12) e "onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade" (2 Coríntios 3:17), por isso fuja de toda e qualquer imposição sistemática de culpa, deixe a aflição de lado, seja generoso com você mesmo e mergulhe na graça de Deus porque esta é a grande verdade da nossa vida: não fosse pela graça do Senhor nós jamais alcançaríamos o arrependimento e o perdão.

      Pode ser, também, que você precise, além de se arrepender e pedir perdão a Deus, você precise (repito) perdoar a si mesmo pelo que fez ou deixou de fazer, e isto é outro passo que você terá que dar no momento próprio, não precisa atropelar as fases e fazer tudo ao mesmo tempo, apenas investigue perante o Senhor se você também terá que se perdoar por tudo o que aconteceu.

      No que eu puder te auxiliar mais, é só dar um toque, ok!

      Que o Senhor te abençoe e te guarde, meu amigo, estou à sua disposição!

      Abraços!

      Excluir
    3. Dios produce arrepentimiento, el nos concede arrepentirnos, pide a Dios de corazòn, con profunda conciencia que nuestro pecado ofende su Santo nombre. y gozate en la certeza y la dicha del perdòn

      Excluir
  7. Olá Hélio, a paz! Quero parabenizá-lo pela excelente explicação e também pelo ótimo Blog. Estou te seguindo e se você quiser me dar a honra o meu blog é http://www.goldenappleonasilverplatter.blogspot.com/ Obrigado. Que o Senhor JESUS CRISTO continue te abençoando e te usando poderosamente!

    ResponderExcluir
  8. Hélio,
    Muito bom o seu comentário, que por sinal serviu-me de grande ajuda. Faria apenas uma sugestão para melhorar ainda mais o seu excelente comentário. Para concluir o raciocínio, você poderia citar 2Co 7.9,10; pois o mesmo vai mostrar claramente a diferença das duas palavras num único lugar das Escrituras. Confira a referência:

    "9 A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte. 10 Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito."

    Abraços e que sempre nos mantenhamos firmes na Palavra.

    De: Pr Anderson Libório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pr. Anderson!

      O seu comentário é muito oportuno, está registrado e vou incluí-lo no texto. Muito obrigado!

      Excluir
    2. Pr. Anderson, fiz as alterações pedidas. Abraço!

      Excluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails