terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto no Chile faz dia ficar mais curto

A mudança é imperceptível, mas a notícia do site FayerWayer Brasil não deixa de ser surpreendente:

O terremoto no Chile deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia

Publicado em 01/03/2010 às 7:41 pm por Juan Diego Polo

Segundo um cientista da NASA o terremoto, que matou mais de 700 pessoas no Chile no dia 27 de fevereiro, provavelmente deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia.

Os terremotos podem implicar a transferência de centenas de quilômetros de rochas por vários metros, mudando a distribuição da massa do planeta. Isso afeta a rotação da Terra, disse Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, que usa um modelo de computador para calcular os efeitos.

A duração do dia deve ter começado mais curto em 1,26 microssegundos e o eixo, sobre o qual a massa da Terra é equilibrada, deve ter sido deslocado perto de 8 centímetros.

O terremoto de 2004 em Sumatra, com magnitude de 9.1, gerou um tsunami no Oceano Índico e encurtou o dia em 6,8 microssegundos, deslocando o eixo vários centímetros.

As ilhas também podem ter sofrido mudança. A Ilha de Santa Maria, por exemplo, perto de Concepcion, pode ter sido levantada 2 metros como resultado do último terremoto.

Fonte: Chilean Quake Likely Shifted Earth’s Axis, NASA Scientist Says (businessweek.com)

Um comentário:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails