sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eslováquia quer mudar dia do feriado da padroeira (deles)

Está chegando mais um 12 de outubro, feriado no Brasil daqui a uma semana por causa da padroeira católica do país. Já pensou o que aconteceria se o governo brasileiro decidisse fazer o mesmo que seu correspondente eslovaco?

A notícia vem através da agência católica Gaudium Press, que confundiu Eslováquia com Eslovênia na manchete (acontece! rs):

Governo esloveno quer mudar festa da Padroeira

Bratislava (Quarta-feira, 29-08-2012, Gaudium Press) Nossa Senhora das Sete Dores (Mater Dolorosa) é a Padroeira da Eslováquia. O seu dia é comemorado festivamente em todo o país.

Agora estão pretendendo mudar do dia das comemorações para o domingo mais próximo nas ocasiões em festa caia em um dia da semana.

Isto seria conflitante com o Tratado da Eslováquia com o Vaticano, afirmou no domingo o Arcebispo metropolita de Bratislava e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Stanislav Zvolensky.

"A atual redação do Tratado fundamental não permite esta mudança", destacou o prelado. O Cardeal Raymond Leo Burke, que visitou na semana passada a Eslováquia, também não aprovou a ideia.

O atual governo da Eslováquia julga que abolindo festas nacionais poderá diminuir o déficit publico e aumentar a produtividade.

"Para nós o problema é sobretudo o Tratado fundamental entre a República Eslovaca e a Santa Sé, que em sua redação, como obrigação contratual muito grave para as suas partes", disse dom Zvolensky.

A Conferência Episcopal insiste no fato de que a festa de Nossa Senhora das Sete Dores continua sendo um dia festivo porque "significa muito para as pessoas, independentemente do fato que sejam crentes ou não". (JSG)

Com informações da Rádio Vaticana



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails