quarta-feira, 14 de maio de 2014

Estranhas figuras geométricas "naturais" surpreendem o mundo

Para os fãs do fim do mundo, os últimos dias estão sendo deliciosos. É que a natureza tem sido pródiga em mostrar estranhos sinais naturais que não parecem assim tão naturais, digamos.

E os tais sinais apareceram em lugares distintos e distantes um do outro, no caso, a Croácia e os Estados Unidos, com o detalhe curioso de que foram vistos como círculos no país europeu e como um quadrado na Califórnia, onde este que vos escreve pretende estar daqui a 15 dias, se mais quadrados não aparecerem por lá, não é mesmo?

Na Croácia, o que tem chamado a atenção dos especialistas são estranhas formações circulares de algas marinhas que se mantêm de maneira regular e equidistante da costa de algumas ilhas do país.

Mais curioso ainda é que os círculos marinhos são formados por areia circundada por algas da espécie Posidonia oceanica, típica do Mar Mediterrâneo.

A associação com os círculos nas plantações britânicas é imediato, obviamente, mas já se sabe à exaustão que aqueles "fenômenos" - inicialmente atribuídos a seres extraterrestres - foram produzidos por humanos bem-humorados que queriam pregar uma peça nos incautos.

Ninguém conseguiu chegar - ainda - a uma conclusão sobre a origem dos círculos de algas, mas há quem cogite que se trata de sequela de algum experimento militar abortado muito tempo atrás.

A foto abaixo, por exemplo, foi tirada na ilha croata de Dugi Otok:



Já os habitantes da cidade de Stockton, na Califórnia, ficaram surpresos ao olharem para o céu e verem uma formação quadrada nas nuvens.

O espanto, obviamente, foi geral, já que o mesmo fenômeno havia ocorrido em 2010, e, como naquela ocasião, houve quem alegasse que se tratava de um fenômeno extraterrestre ou de um portal para outras dimensões.

O meteorologista Mark Finan, entretanto, trouxe a polêmica para terrenos mais palpáveis, ao aventar a possibilidade de que o "quadrado" seria, na verdade, uma "nuvem perfurada", fenômeno raríssimo que acontece quando - no momento da formação do gelo nas nuvens - a temperatura da água está abaixo de zero, acrescentando que "quando os cristais de gelo se formam, as gotas de água ao redor deles evaporam, deixando um grande buraco na nuvem":



Há estranhos sinais no céu e no mar, portanto. Interprete-os ao seu bel prazer!

É... "a vida corre contra o tempo"! Nada melhor do que terminar nosso artigo, então, com a pré-histórica canção "Nuvem Passageira" de Hermes de Aquino:



As fontes das informações aqui referidas são o Terra e o Mashable.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails