“Talvez haja mais compreensão e beleza na vida quando os raios ofuscantes do sol foram suavizados pelos contornos da sombra." (Virginia M. Axline)

sábado, 29 de novembro de 2014

Adeus, Chaves!

Faleceu ontem aos 85 anos de idade, no México, o ator Roberto Gómez Bolaños, que interpretou com enorme sucesso os personagens Chaves e Chapolim Colorado, que encantaram (e continuam encantando) gerações de crianças e adultos na América Latina.

O seriado Chaves, que continua sendo exibido no Brasil pelo SBT, tem como sua principal característica a ingenuidade e a abordagem (hoje considerada) politicamente incorreta que comunica e faz rir sem nenhuma dificuldade.

Com personagens que vivem numa espécie de cortiço, (des)organizados em famílias disfuncionais (só pai e filha, só mãe e filho, o próprio Chaves é órfão e abandonado), a série retrata a realidade de milhões de pessoas que convivem com a pobreza na América Latina.

Sua linguagem ingênua permite que continue sendo visto apesar da violência romantizada (bofetões entre adultos e os castigos físicos impostos às crianças) e do professor Girafales fumar em plena sala de aula, algo que seria impensável nas produções atuais.

Chaves é datado, portanto, mas o fato de pertencer aos anos 1970 não o impede de continuar sendo visto e apreciado, pois nunca precisou apelar para palavras chulas, sexo ou piadas de duplo sentido para se firmar na televisão.

Fica aqui a nossa homenagem a Roberto Bolaños, com o episódio do primeiro dia de aula, no qual estão presentes todas as principais características do seriado.

Por muitas gerações ainda, continuaremos nos divertindo com a sua genialidade:




Comments

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
There are no comments posted yet. Be the first one!

Post a new comment

Comments by

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails