sábado, 17 de outubro de 2015

6 frases que todo chefe ruim adora dizer


Finalmente alguém confirmou aquilo que você suspeitava sobre o(a) seu(sua) chefe. A matéria é do Pequenas Empresas Grandes Negócios:

6 frases que chefes ruins adoram dizer

As palavras podem mostrar se um gestor é bom ou ruim. Saiba quais sentenças podem indicar um comportamento incorreto

As palavras podem revelar mais do que realmente querem dizer. No trabalho, algumas frases podem mostrar, inclusive, se um chefe é bom ou ruim, se é esforçado ou preguiçoso, se assume os erros ou bota a culpa sempre nos outros.

Em artigo originalmente publicado no site da revista "Inc.", o especialista em empreendedorismo Jeff Haden lista algumas frases que podem mostrar a você se seu chefe está sendo correto com você e seus colaboradores. Se você já é empreendedor, saiba o que não dizer à sua equipe:

1. "Não era para ser assim"

Essa frase, de acordo com Haden, é normalmente usada por quem quer dizer que o fracasso foi uma obra do destino. Mas muito provavelmente o erro não aconteceu por azar, mas por culpa de alguém – muitas vezes, o próprio chefe em questão.

O ideal é tentar extrair algo positivo do fracasso. Ou seja: falhou? Tudo bem. Veja o que não aconteceu como o planejado e faça o possível para não cair no mesmo erro novamente.

2. "Isso não é o que você gostaria de ouvir"

Esta é muito usada na hora de "enrolar" alguém e não entrar em um assunto delicado. Mas o efeito da frase é muito ruim, pois só aumenta o suspense. Por isso, o melhor é falar logo o que você tem que falar. Sem rodeios.

3. "Não trabalhe mais. Trabalhe melhor"

A intenção da frase é até nobre. É dizer que, ao priorizar algumas tarefas e eliminar processos burocráticos, um funcionário será mais produtivo. No entanto, segundo Haden, tais palavras podem passar a impressão de o chefe acha que seu interlocutor é burro. Ao invés de dizer essa frase pronta, ajude sua equipe a encontrar os processos mais eficientes no trabalho.

4. "Não existe 'eu' em uma equipe"

Claro que existe. São vários "eus", aliás. Cada membro de um time têm suas individualidades, bem como seus pontos fortes e fracos. Um bom chefe não tenta suprimir as características de seus funcionários. Pelo contrário: é importante conhecer o que os empregados fazem de melhor e delegar tarefas condizentes com essas habilidades.

5. "Falhar não é uma opção"

Haden afirma que, por melhor que seja uma equipe, haverá falhas. Ele diz que, naturalmente, ninguém gosta de errar e nenhum chefe deve ser complacente frente a uma meta difícil, por exemplo. Só que não é legal usar esse tipo de frase, que só mostra que você é um patrão autoritário. Tais palavras, de quebra, colocam ainda mais pressão sobre seus colaboradores.

6. "As coisas funcionam assim"

Uma sentença dita normalmente por chefes que não querem mudar processos em seu negócio, por mais antiquados e ineficientes que sejam. Neste caso, diz Haden, não só a frase deve ser deixada de lado. Na verdade, essa postura é péssima para a empresa como um todo. Se alguém sugerir alguma mudança em sua empresa, analise-a. Se for boa, aplique-a.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails