sábado, 5 de maio de 2012

Judeus americanos preferem votar em mórmons e muçulmanos do que em evangélicos fundamentalistas

Uma pesquisa divulgada pelo Public Religion Research Institute, com repercussão no The Huffington Post, revela que, ao contrário do que se imaginava, os judeus americanos preferem votar em candidatos mórmons e muçulmanos a ter que escolher um evangélico fundamentalista.

Tanto os judeus americanos como os evangélicos fundamentalistas são forças políticas bastante influentes na política dos Estados Unidos, o que chama a atenção para a sua aparente discrepância quando se trata de votar.

Isto se explica em boa parte pelo alinhamento político divergente entre os dois grupos. Os primeiros são eleitores que votam tradicionalmente no Partido Democrata, enquanto os últimos seguem a linha conservadora do Partido Republicano.

A metodologia da pesquisa consistiu em perguntar a 1.000 judeus norteamericanos que nota eles dariam a candidatos mórmons, muçulmanos e cristãos fundamentalistas, numa escala de 1 a 100.

Para surpresa dos entrevistadores, os mórmons foram os mais bem conceituados, com 47% de aprovação, seguidos de perto pelos muçulmanos com 41,4%, mais da metade da baixíssima nota dos evangélicos fundamentalistas - 20,9% - apesar destes serem os mais ferrenhos defensores dos interesses políticos do Estado de Israel por aquelas paragens.

As conclusões da pesquisa podem pesar na próxima campanha presidencial, sobretudo com a relutância de muitos líderes evangélicos dos EUA em apoiar o provável candidato do Partido Republicano, o mórmon Mitt Romney.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails