terça-feira, 8 de maio de 2012

O cristão e o mundo corporativo

Por Edson Henrique, do blog Filhos da Graça:

O CRISTÃO E O MUNDO CORPORATIVO

Depois de ensaiar escrever sobre este assunto diversas vezes, hoje tomei a coragem necessária para fazê-lo. Mas, o que me motivou a escrever sobre o tema, foi uma reunião de homens da igreja que freqüento, onde o assunto foi abordado de uma maneira bem resumida, mas impactante, então percebi o quão complexo este assunto é no meio cristão.

É possível ser um cristão autêntico no mundo corporativo?

Sou da opinião que o cristianismo e o mundo corporativo são conflitantes entre si, mas que é possível sim, as duras penas, ser um cristão autêntico neste meio. É claro que haverá consequências sobre a atitude de se manter cristão o tempo todo, muitas das vezes com a perda do emprego.

Quem trabalha como empregado ou empregador, seja um simples funcionário até o mais alto funcionário de uma companhia, passa por situações diárias que vão de encontro com princípios bíblicos, seja na hora de dizer que o chefe não está no departamento, ou de mandar dizer que não está, seja oferecer vantagens para conseguir fechar um negócio, situação muito comum nos dias de hoje (corrupção). Alguns argumentarão que isso faz parte da política da empresa, e que estão apenas exercendo a política da empresa (corrupção omissa), sabe que é errado mas joga a culpa em alguem superior, seja o chefe ou a empresa. Mas se a empresa é de um cristão, então seria diferente? Seria corrupção? Mas é o sistema, é assim que funciona, se não for desse jeito, a empresa fecha.

Tenho um amigo empresario que não é cristão, mas possui um caráter como poucos. Ele confidenciou algumas vezes, o quão dificil é prestar um serviço sem se corromper, sem pagar para entrar no sistema, sem ter seu nome, sua idoneidade maculada pelo simples fato de ceder ao jogo mercadológico e participar do sistema corrupto. A conseqüência é que nem sempre se dá bem no seu ramo, visto que muitos oferecem vantagens para poder oferecer seu serviço.

Uma vez ouvi de um pastor que comentou não ver problema no cristão que trabalha com venda, em participar do jogo, oferecendo as vantagens que a empresa permite, para poder vender e defender a sua comissão, ou o seu pão de cada dia. Hmmm, posso estar sendo injusto, mas não concordo com esta idéia. Como cristão não precisamos participar de nenhum esquema do mundo corporativo para garantirmos nosso sustento, alias o nosso sustento vem do Senhor, ou então a palavra de Deus não é verdade em Mateus 6:25-26.

Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu; não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros, e, contudo, o vosso Pai celestial as alimenta. Não tende vós muito mais valor do que elas? Mateus 6:25-26

Apesar de acreditar que é possível sim ser um profissional de carreira bem sucedida e ser um autêntico cristão, o que temos visto no mercado de trabalho, são pessoas cristãs que buscam cade vez mais ser um profissional melhor, muitas vezes procurando os principais lugares na companhia, mas com um custo elevado, muitas das vezes se omitindo em prol do seu status ou de conseguir os seus objetivos. Mas o qual é o objetivo de ser um cristão? Não é buscar as coisas do reino em primeiro lugar? Não é viver para adorar a Deus? Não nos tornamos co-herdeiro com o Cristo, para o louvor e adoração a Deus? Então o sistema capitalista e o mercado de trabalho, são totalmente contraditórios e com objetivos distintos ao cristianismo, mas temos que viver, não podemos deixar de trabalhar, mas também não podemos nos conformar com este mundo, e nem seguir os padrões deste mundo. Não devemos ser morno, ficar no meio do muro, nos omitirmos, mesmo quando for do nosso interesse, seja sempre nosso dizer SIM,SIM e NÃO, NÃO, o que passar disso vem do maligno.

Existem muitas profissões que acredito que nenhum cristão deveria seguir (minha opinião), advogado, juíz, policial, militar, político entre outros, pois são profissões que o limite entre fazer o que é certo (bíblico) e o que é errado é muito tênue. Isso sem falar na ética cristã, que em muitas profissões já não existem mais, pois ser ético é o mesmo que ser um mal profissional, pois para se chegar a lugares mais altos, na maioria das organizações e necessários passar por cima de outras pessoas, é necessário jogar sujo.

Mas dou graças a Deus que ainda assim, com todas nossas falhas, muitas vezes de caráter, estamos em processo de conversão, sendo todos os dias perdoados e graças que temos o sangue de Cristo, nosso advogado para nos lavar e nos perdoar, mas mais ainda ao amor com que Deus nos amou e nos deu seu infalível plano por intermédio de Cristo, pois se não fosse isso estariamos todos mortos.

A minha oração é parque eu não sucumba as tentações e desejos da carne, fazendo o mal que não quero, mas que consiga submeter a carne ao espírito para que assim ande conforme Jesus andou, não apenas seguir a Cristo por empatia, mas seguindo a Cristo carregando a cruz que nos foi imposta (Mateus 10:38).

Graça e Paz!



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails