quinta-feira, 27 de março de 2014

Papa Francisco recebe Barack Obama no Vaticano


Tudo bem que a foto acima deve registrar a protocolar troca de presentes diplomáticos entre os líderes, ainda que não se saiba exatamente por quê os dois indivíduos superpoderosos acima estão rindo, mas hoje, 27/03/14, foi o dia em que o papa Francisco recebeu o presidente americano Barack Obama para uma reunião de trabalho no Vaticano.

Dizem as poucas testemunhas presentes ao encontro que assim que apertou as mãos do papa na cerimônia de boas vindas, Obama teria dito que "é maravilhoso conhecê-lo", enquanto o pontífice teria se limitado a um "obrigado" enquanto sorria, talvez - cá entre nós - se lembrando que há pouco mais de um ano era o cardeal de Buenos Aires que jamais teria esperado se avistar um dia com o presidente da superpotência mundial.

Ainda segundo as mesmas fontes, Barack Obama disse que, mesmo que tenha discordâncias pontuais com o papa em várias questões, Francisco o anima a ter um olhar com maior preocupação quanto aos pobres do mundo, que são diretamente afetados pelas decisões dos países mais ricos.

A conversa pública durou meia hora e, logo em seguida, os dois mandatários se reuniram em privado para mais 52 minutos de diálogo não tão tranquilo assim.

Entre as questões controversas com o Vaticano, a mais importante seria o tema do aborto, que causa profundo desconforto entre as autoridades episcopais americanas tendo em vista a possibilidade do plano de saúde pública implantado por Obama, popularmente conhecido como Obamacare, vir a incentivar e facilitar ainda mais a interrupção voluntária da gravidez nos Estados Unidos.

Com a visita desta quinta-feira, esta é a nona vez que um presidente norteamericano visita o Vaticano, sendo que o próprio Barack Obama havia sido o oitavo, quando visitou o então papa Bento XVI em 2009.

"Esta foi boa, Chico. Conta outra, vai!"




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails