quinta-feira, 3 de abril de 2014

Papa Francisco recebeu hoje a rainha Elizabeth II no Vaticano


O Vaticano testemunhou, nesta tarde de 3 de abril de 2014, o encontro entre o papa Francisco e a rainha Elizabeth II, do Reino Unido, sendo ambos, respectivamente, chefes da Igreja Católica e da Igreja Anglicana.

Francisco é o quinto papa com o qual a rainha Elizabeth II se encontra, sendo que a primeira vez em que viu um papa, no caso Pio XII em 1951, ela ainda era princesa-herdeira do trono inglês. Depois disso, se avistou com João XXIII em 1961 e com João Paulo II em 1980 e 2000, todas essas oportunidades no Vaticano. A única vez em que recebeu um papa em território britânico foi quando Bento XVI a visitou em Edimburgo (Escócia) no ano de 2010.

Considerando a idade avançada da monarca inglesa (87 anos) e do papa (10 anos mais novo), além do Duque de Edimburgo, marido da rainha (92 anos) que a acompanhava, a reunião entre os dois líderes se deu num salão anexo à sala de audiências Paulo VI, para facilitar seu acesso e locomoção.

Por algum desencontro de agenda ainda não especificado, Elizabeth II chegou 15 minutos atrasada ao encontro, arranhando a conhecida imagem da pontualidade britânica, e - após a cerimônia protocolar pública - se reuniu em privado com o papa por apenas 17 minutos.

Considerando que ontem, 2 de abril de 2014, fez 32 anos que a Argentina invadiu as Ilhas Malvinas dando início à guerra com o Reino Unido pela posse do arquipélago no Atlântico Sul, fontes do Vaticano se apressaram em dizer que o papa argentino sequer tocou no assunto, como era de se esperar.

O papa Francisco deu à rainha um pergaminho do século XVII e também um presente destinado ao bisneto dela, o príncipe George, filho do príncipe William e de Kate Middleton: um globo de pedra encimado por uma cruz.

Já a jornalista australiana Josephine McKenna disse que rainha teria presentado o papa com whisky, vinho, sidra e uma dúzia de ovos produzidos nas terras reais. A confirmar...

No vídeo abaixo, imagens do encontro. Repare que a rainha, ainda que no seu modo "posh" de falar, pede desculpas por ter chegado atrasada. Ô dó!




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails