terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vaticano teria ordenado "abafamento" de casos de pedofilia na Irlanda

A se confirmarem as notícias que chegam da Irlanda, cairiam por terra as alegações do Vaticano de que nunca determinou ou patrocinou o acobertamento dos casos de pedofilia cometidos por sacerdotes católicos ao redor do mundo. Segundo informa o site norteamericano The Huffington Post, existe uma carta enviada em 1997 do Vaticano aos bispos irlandeses determinando que NÃO se colaborasse com a polícia daquele país na investigação de casos que envolvessem padres pedófilos. Esta carta teria sido entregue por um bispo irlandês à rede de televisão RTE da Irlanda, que por sua vez a forneceu também à Associated Press (em cujo site existe uma cópia minúscula e ilegível da carta), e seria a primeira comprovação documental de que - de fato - houve uma política sistemática de acobertamento de sacerdotes pedófilos da Igreja Católica, oficialmente protegidos pelo Vaticano, o que pode, eventualmente, ter grave repercussão em processos que tramitam nos tribunais de todo o mundo, em especial nos Estados Unidos, onde as indenizações costumam ser arbitradas em valores astronômicos. Outro detalhe que chama a atenção é que o papa, à época dos fatos, era João Paulo II, recentemente beatificado por Bento XVI. A carta está assinada pelo arcebispo Luciano Storero, que era o núncio apostólico nomeado pelo próprio papa João Paulo II para a Irlanda, e determinava que os casos que chegassem ao conhecimento do clero irlandês deveriam ser tratados sigilosa e exclusivamente de acordo com o Código Canônico, e qualquer descumprimento dessa norma submeteria o bispo a um "altamente constrangedor" julgamento em Roma. Se bem que "constrangedor" é o mais leve dos adjetivos que se pode atribuir a essa iniciativa papal, se vier a ser confirmada.


2 comentários:

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails