sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cristãos e muçulmanos unidos nos protestos egípcios


Os protestos pelo fim da ditadura Mubarak no Egito se iniciaram no dia 25 de janeiro e vêm aumentando tanto em tamanho como repercussão a cada dia que passa. 

Vários tweets de pessoas presentes à manifestação já vinham reparando num detalhe que tem passado desapercebido, e obviamente necessita de confirmação: a de que os cristãos egípcios estão protegendo seus compatriotas muçulmanos quando estes têm que parar tudo para fazer as suas cinco rezas diárias, sobretudo na sexta-feira, o dia sagrado para o Islã. 

Já no dia 28 de janeiro, Sarah Raslan comentava no seu Twitter que "cristãos egípcios vão proteger os muçulmanos das forças de segurança enquanto eles oram amanhã. Unidos contra o governo":



O fato chamou a atenção pois, além da aliança inusitada, no começo do ano 23 cristãos coptas foram mortos num atentado a bomba a uma igreja cristã em Alexandria. 

Naquela ocasião, indignados com a matança injustificada de inocentes, os muçulmanos egípcios já tinham se colocado ao redor das igrejas cristãs oferecendo seus corpos como escudos humanos para proteger seus compatriotas coptas e seus templos da barbárie religiosa radical. 

Os cristãos coptas representam cerca de 10% da população do Egito, embora muitas vezes não sejam sequer recenseados, apesar de estarem presentes no país desde muitos séculos antes dos muçulmanos. 

Alexandria, por exemplo, foi uma das 5 sedes patriarcais da Igreja Cristã primitiva, ao lado de Roma, Antioquia, Jerusalém e Constantinopla, e foi lá que Ário teve sua heresia inicialmente condenada por Atanásio, resultando numa disputa somente resolvida no Concílio de Niceia no ano 325.

Ontem eu vi no Yfrog uma foto que se referia a esta união entre duas religiões rivais no Egito, e hoje vejo no site britânico Daily Mail (via Pavablog) que, aparentemente, há um fundo de verdade nesta solidariedade entre cristãos e muçulmanos egípcios, conforme se pode verificar pelas fotos abaixo. 

A se confirmar isso, estão dando um grande exemplo ao mundo não só de respeito e tolerância entre religiões, mas também da luta de um povo por seus objetivos comuns de liberdade e democracia. Que valha para todos e para todas as épocas, então!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails