terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Wikileaks revela suspeita dos EUA sobre evangélicos brasileiros

Pois é, aquela altíssima concentração de missionários, cantores gospel e pastores brasileiros num lugar carente do evangelho como Boca Raton (na Flórida) certamente ia chamar muito a atenção e levantar suspeitas das autoridades norteamericanas, né? Além disso, parece que tem muita gente que vai ser "missionário" nos EUA, mas - sabe-se lá por quê - se esquece de voltar (talvez por não ter evangelizado ninguém, suspeito), segundo matéria publicada n'O Globo de hoje e reproduzida parcialmente abaixo:


EUA suspeitavam de fraudes nos pedidos de visto para religiosos no Brasil, revela WikiLeaks

Carolina Brígido

BRASÍLIA - Correspondência enviada pela diplomacia americana no Brasil aos Estados Unidos revela que a embaixada dos EUA suspeitava de fraudes nos pedidos de visto para religiosos. Em telegrama divulgado pelo site WikiLeaks, o ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil Clifford Sobel afirma que 15% dos vistos do tipo R1, concedidos a religiosos, são fraudados. Ou seja, a pessoa permanece ilegalmente no país, com outro emprego.

Das fraudes, 80% são feitas por pessoas de Goiás. Segundo Sobel, foram concedidos 100 vistos desse tipo entre 2003 e 2005.

O telegrama dá especial atenção aos religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus. "Todos os missionários da igreja indicaram no pedido de visto que ficariam nos Estados Unidos por apenas um ano". Em 2006, ninguém havia deixado o país. Sobel informa que os missionários falam inglês muito mal, mas sabem de cor todos os procedimentos de obtenção de vistos e de permanência. Também é dado destaque para religiosos da Assembléia de Deus. Nenhuma das 16 pessoas que obtiveram vistos no período voltou para o Brasil.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails