quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A cura para o fanatismo

O psicanalista e professor Raymundo de Lima escreveu um artigo interessante, o qual chamou de “breve ensaio”, na
Revista Espaço Acadêmico, intitulado “O fanatismo religioso entre outros”. 

O texto foi escrito e publicado em 2002, na esteira dos atentados terroristas contra o World Trade Center (o tristemente famoso 11 de setembro de 2001) e é natural que o articulista carregue nas tintas contra o fanatismo religioso de qualquer espécie. 

 Passados alguns anos, não deixa de ser proveitosa a sua releitura, principalmente para nós que podemos ser considerados crentes e/ou religiosos até um certo ponto, inclusive para que façamos uma crítica (e autocrítica) do que nos envolve e acontece à nossa volta.

O professor Lima toca num ponto que nós raramente nos damos conta, mas, a meu ver, é perfeitamente constatável: o fanático não tem senso de humor

Em seus diferentes níveis de fanatismo, podemos perceber que o fanático leva tudo muito a sério e é incapaz de ver graça nas atitudes mais corriqueiras e nas conversas mais simples. 

A palavra “graça” aqui tem o sentido de “diversão”, “humor”, mas no caso do cristianismo, fica fácil compreender a dificuldade que o fanático – de roupagem cristã – tem para entender o alcance e a profundidade da graça de Deus. 

Para ele, tudo é preto ou branco, sem gradações de cor. Ele escolhe um lado e todos os outros que estiverem do outro lado são seus inimigos, com os quais não deve sequer dialogar. 

Geralmente é sisudo, procura manter uma aparência séria e impenetrável, além de evitar toda e qualquer atividade lúdica na qual um sorriso possa ser esboçado. Neste aspecto, o artigo cita Amos Oz e aponta o bom humor como a cura para o fanatismo:



O fanatismo parece ser uma doença contagiosa, pois tem o poder de atrair adeptos geralmente em crise profunda de vida pessoal. Fanáticos e suicidas tem em comum a falta de humor e o desapego pela própria vida. A certeza cega tira-lhes o humor e os colocam no caminho do sacrifício místico.

O escritor e pacifista israelense, Amós Oz, numa carta ao escritor japonês Kenzaburo Oe, Prêmio Nobel de 1994, escreve ter encontrado a "cura para o fanatismo": o bom humor. Diz que: "nunca vi um fanático bem-humorado, nem alguém bem-humorado se tornar fanático". Oz imagina uma forma mágica de prevenir o fanatismo: um novo tipo de messias que "chegará rindo e contando piadas".

Emil Cioran, um filósofo amargo e pessimista, vê nas atitudes dos céticos, dos preguiçosos e dos estetas, os únicos que verdadeiramente estão a salvo do fanatismo. Já os religiosos estreitos, os políticos sectários, os dogmáticos que habitam em todas as áreas do conhecimento, tendem ao fanatismo com seus instrumentos próprios. O fanático jamais se pensa ser fanático.

Enfim, é preciso estarmos atentos e preparados para resistir os apelos do fanatismo que como erva daninha não escolhe lugar para germinar e se alastrar. Os grupos fanáticos exercem um atrativo para os indivíduos que possuem uma estrutura psíquica vulnerável, os desesperados, os desgarrados, os avessos ao espírito crítico ou predispostos à crendice, ao desejo de encontrar uma certeza e a se "contentar-se com pouco" na terra, porque ele tem certeza de que ganhará na suposta vida após a morte. Tanto o fanatismo como a guerra estão entre as situações que se encontram na contramão da sabedoria.



É claro que toda e qualquer generalização é insuficiente e perigosa, mas, mesmo com essas deficiências, o artigo acima pode (e deve) nos inspirar a fazer um autoexame para verificarmos se estamos trilhando o caminho do fanatismo, bem como identificarmos pessoas do nosso relacionamento que possam ser avisadas de que há algo errado na sua forma de agir e pensar. 

Fazendo isso, estaremos não só contribuindo para o nosso conforto próximo, imediato, mas daremos uma boa parcela de contribuição para o bem da humanidade, já que os mais perigosos fanáticos foram, um dia, pessoas pacíficas e comuns como nós.

4 comentários:

  1. helio, sabe um tempo quando eu nao tinha muito ideia da palavra,me deixava influencia por certos pastores, e as vezes acaba sendo fanatico e principalmente IGNORANTE com certas pessoas e as vezes sobre um assunto eu falava que nao existia tal coisa e aquilo era errado e no final era eu que estava cego e desrespeitando. mas graças ao meu jesus cristo e a deus, hoje sou calmo e respeito as pessoas e evito entrar em aspectos religiosos. um exemplo de uma pessoa que as vezes nao tolera e o pastor silas, nada contra acho ele um grande homem de deus, mas adora fazer uma critica. abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu querido irmão Lucas,

    Temos realmente que ter muita paciência para esperar a orientação e o testemunho do Espírito Santo (1 João 5:7), pois é Ele que nos testifica quem é dEle e quem não é. Afinal, a Palavra nos alerta que não devemos confiar em príncipes, nem em homens em quem não há salvação (Salmo 146:3)e amaldiçoa o homem que deixa outro homem comandar sua vida no que diz respeito à relação com Deus (Jeremias 17:5).

    Deixe, portanto, que o testemunho do Espírito Santo te diga quem (e o que) pertence a Ele ou não.

    Abraços do teu irmão,

    Hélio

    ResponderExcluir
  3. cura para o fanatismo? fechar todas as igrejas evangélicas.

    ResponderExcluir
  4. É interessante notar que, jamais se fale abertamente do fanatismo judeu, que controla os meios de comunicação de massas norte americanos e, conduz corações e mentes da maioria das pessoas, enquanto encoberta aniquilações de povos mundo afora.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails