quarta-feira, 28 de abril de 2010

Economia europeia lança o "índice cristão" de ações

O perigo de divulgar essa notícia é algum televangelista ver nela uma ótima oportunidade para faturar mais grana usando o manto da religião e da prosperidade como desculpa. Veja o que noticia a Folha de S. Paulo de ontem, 27/04/10:

Europa lança primeiro "índice cristão" de ações

DAVID OAKLEY
DO "FINANCIAL TIMES"

O primeiro índice cristão de ações da Europa foi lançado ontem, em resposta à crescente demanda dos investidores pelas ações ditas éticas, após a crise global.

O Índice Stoxx Europe Christian compreende 533 companhias europeias que só obtêm receitas de fontes aprovadas "de acordo com os valores e princípios da religião cristã".

Empresas como HSBC, Nestlé, Vodafone, Royal e Dutch Shell estão entre as companhias que formam o índice. Outros grupos que não faturam com pornografia, armas, tabaco, produtos de controle da natalidade e jogos de azar também podem constar do índice.

Um comitê, que segundo a Stoxx compreende representantes do Vaticano
, avalia as ações, as quais se originam do índice Stoxx Europe 600.

Algumas das maiores administradoras de fundos de investimento do planeta, tais como Aviva Investors e Axa Investment Managers, estabeleceram fundos éticos nos últimos anos em resposta à demanda dos investidores.

A Igreja Católica e a Igreja Anglicana também estão em busca de novas maneiras de investir seus recursos.

Os fundos éticos têm objetivos semelhantes aos fundos cristãos, ainda que não proíbam ações de empresas que lucrem com produtos de controle da natalidade e evitem investimento em empresas que realizem atividades que sejam prejudiciais ao ambiente.

O novo índice, disponível em versões classificadas por preços e retornos líquidos e denominadas em euros e em dólares, tem por objetivo servir como referência para os fundos de investimento, o que os ajudaria a avaliar seu desempenho.

A demanda por fundos éticos cresceu nos últimos anos devido à intensificação das preocupações dos investidores quanto ao ambiente e à incerteza sobre a forma pela qual instituições financeiras obtiveram lucros depois da crise financeira global.

Também surgiram alguns índices de ações que respeitam a sharia (a lei islâmica). Esses índices permitem que os fundos invistam em ações de empresas que operem respeitando as leis islâmicas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails