quinta-feira, 1 de abril de 2010

Festa do Purim na Sara Nossa Terra


O tsunami judaizante continua invadindo muitas igrejas chamadas "evangélicas", levando de roldão o pouco de cristianismo que talvez ainda tenha restado por lá. Pois não é que o Robson Rodovalho instituiu a Festa do Purim na Sara Nossa Terra? Amanhã é o dia marcado para o evento. Pra quem não sabe, a Festa do Purim foi instituída no livro de Ester, conforme o próprio site da SNT ensina:

O nome da festa "Purim" vem da palavra hebraica "pur", que significa "sorteio". Pois este era o método usado por Hamã, que era o primeiro-ministro do Rei Artaxexes da Pérsia, para escolher a data na qual ele pretendia massacrar os judeus do país. Purim sempre foi uma festa muito comemorada pelos judeus do mundo.

Talvez a brilhante ideia tenha aparecido quando Rodovalho assistia a minissérie "A História de Ester" na Record. O fato é que se trata de mais uma influência do gnosticismo moderno infiltrado nas igrejas evangélicas, em que alguém diz ter uma revelação especial sobre determinado ponto do cristianismo, e resolve implantá-la na sua igreja como se fosse uma grande novidade. Poderia ser argumentado que a Páscoa também é uma festa judaica, incorporada no cristianismo pela tradição católica, seguida por muitos protestantes mais por liturgia e memorial, dado todo o simbolismo que envolve a crucificação de Jesus na sexta-feira e a sua ressurreição no domingo de Páscoa. O mesmo, entretanto, não acontece com o Purim, uma festa tipicamente judaica, que merece todo respeito quando inserida dentro da liturgia própria dos judeus. Agora, dentro do "cristianismo" seria necessário fazer algumas adaptações esdrúxulas, talvez pintando Artaxerxes como o bicho-papão da quadrilha junina ou coisa parecida. Vai saber...

O simbolismo da Páscoa para todos os cristãos revela, entretanto, o verdadeiro problema de muitas igrejas e seus pastores judaizantes. Eles não se satisfazem mais em simplesmente pregar a mensagem da salvação pelo sangue de Jesus Cristo vertido na cruz, como se o verdadeiro e puro evangelho não mais bastasse para resgatar o perdido e restaurá-lo à condição de filho de Deus. Para esses "iluminados", é preciso - continuamente - inovar, nem que para isso seja necessário inventar uma versão light do Purim para atender a um certo consumismo de crendices que infesta muitos corações e mentes dentro das igrejas que vivem hoje - infelizmente - na era (e na dependência) do entretenimento. Triste assim.

7 comentários:

  1. Pois é mano Hélio.. apesar de estar congregando no momento na Sara, eu fiquei realmente triste em saber.. pelo menos é o que sei até agora.. que não haverá comemoração de pascoa la, só essa festa do Purim ai!

    se fosse os dois pelo menos.. até ia poh! =S

    P.S.: eu era o anônimo do outro post, nem tinha visto que saiu como anônimo...

    ResponderExcluir
  2. você é sempre bem-vindo, mano Diego!

    sabe o que é, meu irmão, eu não consigo entender como a mensagem do evangelho, e principalmente esta inexplicável e imerecida (com o perdão da redundância) graça de Deus não consegue satisfazer o coração de muitas pessoas sinceras e honestas, mas que ficam buscando substitutos para esta mesma graça, talvez por - mais do que não entendê-la - não aceitá-la. A gente ouve falar tanto em "aceitar Jesus" que nem percebe que o maior problema é o ser humano aceitar que a graça de Deus não só existe como lhe é favorável e - incrível! - de graça!

    Que Deus tenha misericórdia de todos nós!

    Abraço!

    Ah... e por falta de Purim, Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  3. Poxa irmão Hélio.. to um pouco mais feliz agora.. vai ter um musical de páscoa sim hoje! ;D

    Hahah ..menos mal né!

    e feliz páscoa pra ti também!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus, mano Diego!

    Ainda há esperança para a Sara Nossa Terra!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. È interessante ver como alguns "crentes" perdem tempo na internet falando de uma ou outra denominação..em vez de usar esse tempo tão precioso pregando a palavra de Deus.Pois que eu saiba só há um Juiz e ele é o senhor Jesus.Em vez de falar orem por aqueles que vcs acham que estão pecando...creio que será bem mais proveitoso.
    Que Deus possa dá mais sabedoria a vc's!

    ResponderExcluir
  6. A graça e paz do senhor jesus,não percamos tempo em criticas,mas sim em estender o reino de DEUS,buscai em DEUS mais sabedoria,isso sim é necessario nos ultimos dias,,,,

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo,

    Obrigado pelo comentário. Permita-me, entretanto, divergir de você. É justamente por aceitar TUDO e TODOS os modismos pagãos ou de outras religiões que a igreja evangélica brasileira enfrenta a decadência atual. Sugiro que você leia outro texto deste blog:

    http://ocontornodasombra.blogspot.com/2011/01/chamados-para-julgar.html

    Outra coisa: não é só porque uma denominação se chama "igreja" ou "evangélica" que ela é necessariamente cristã. Infelizmente muitas fazem isso nos dias atuais, mas NÃO SÃO cristãs.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails