quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vem aí a primeira TV ateísta do mundo


O jornalista Peter Foster, em seu blog no The Telegraph, anuncia a chegada da primeira estação de televisão inteiramente dedicada ao ateísmo no mundo: a Atheist TV.

O lançamento da TV Ateísta está previsto para o dia 29 de julho de 2014, em Nova York, com 24 horas diárias de programação específica sobre os temas mais caros aos ateus.

A transmissão do sinal será via internet, através do serviço de streaming Roku, que permite que os telespectadores vejam seu canal da internet diretamente no seu aparelho de TV.

No seu blog, Foster relaciona Brad Pitt e Mark Zukerberger entre os apoiadores do movimento neoateísta, embora a TV Ateísta seja formalmente promovida pela organização American Atheists.

No vídeo abaixo, você poderá ver a chamada para o lançamento do novo canal:


Assim, com trilha sonora tipo "Gladiador" ou "Cruzada", proeminentes líderes ateístas anunciam seu novo veículo de comunicação, o que indica que além dos tradicionais e manjados televangelistas, agora teremos os teleateístas, que, apesar dos objetivos diametralmente opostos (pelo menos na aparência), não deixam de ser ambos espécies de teletubbies religiosos.

É que, conforme já comentávamos aqui em abril de 2011 no artigo "Seria o neoateísmo uma antiga religião?", os ateus modernos, digamos, se "configuram" cada vez mais no formato da religiosidade, seja nos dogmas ou nos métodos e, também, no discurso. Conseguiram fazer da não-religião uma religião, copiando muito mais os seus defeitos do que as suas virtudes.

Agora, cá entre nós, ficar vendo 24 horas de discurso neoateísta na TV não deve ser mole, né não?

Já pensou se a moda pega? Você zapeia o seu controle remoto e lá estão Edir Macedo, Malafaia, Richard Dawkins, Valdemiro Santiago, R. R. Soares, Pe. Marcelo Rossi, ateus, religiosos, ateus, religiosos... não há quem "güente" (risos)... a Sônia Abrão vai nadar de braçada!

Com ou sem cruzada, no fundo a TV Ateísta corre o risco de ser um tremendo tiro no pé!

Até porque o saudoso Mad TV (premonitoriamente) já satirizava essa possibilidade muito tempo atrás, e esse momento antológico da TV mundial - sim - é sempre bom rever:




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails