terça-feira, 2 de julho de 2013

Arqueólogos teriam encontrado o Tabernáculo de Siló


O Tabernáculo de Moisés é figura central no Antigo Testamento, entendendo-se por "figura" aqui tanto a representação gráfica e ritualista da aliança do povo hebraico com Deus naquela época, como toda a simbologia do lugar de encontro entre o sagrado e o humano.

Construído segundo as ordens específicas dadas por Deus a Moisés em Êxodo, capítulos 25 a 27, o Tabernáculo era a tenda itinerante onde Deus se revelava a Moisés e ao seu povo, segundo Êxodo 33:
7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial.
8 Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda.
9 E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
10 Assim via todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda.
11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.
Enquanto o povo de Israel peregrinou pelo deserto - por 40 anos - o Tabernáculo foi montado em vários lugares até se estabelecer, ainda que provisoriamente, em Siló (Josué 18:1), onde permaneceu por todo o período dos Juízes, passando pelo período monárquico de Saul e Davi até a construção e dedicação do Templo de Salomão.


Representação gráfica do que teria sido o Tabernáculo de Moisés na travessia do deserto
E não é que hoje, 2 de julho de 2013, chega de Israel a notícia de que arqueólogos afirmam que finalmente encontraram as ruínas que, segundo alegam, um dia formaram a base do Tabernáculo no antigo sítio de Siló.

Os dados que confirmariam a descoberta serão, segundo eles, divulgados em uma conferência que será realizada pela Shilo Organization ainda esta semana.

Já adiantaram, entretanto, que teriam sido encontradas rochas com buracos que um dia serviram para fixar os postes de madeira que sustentavam a estrutura e os muros do Tabernáculo.

A datação do sítio já estaria comprovada e remeteria ao período exato entre a conquista de Canaã por Josué e o reinado de Davi. Nessa pesquisa estariam incluídos os ossos de animais que serviam de comida para os peregrinos que iam a Siló.

Como tudo que diz respeito à arqueologia bíblica, é sempre necessário ter a devida cautela para evitar surpresas desagradáveis com os embustes e as falsificações, mas - a se confirmar a descoberta - trata-se de um dos achados mais espetaculares de que se tem notícia no que concerne à Bíblia.

Por isso mesmo, tratamos de manter os verbos acima no condicional. Aguardemos então novas notícias.

A fonte da informação acima é o Israel National News.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails