terça-feira, 23 de julho de 2013

Ortodoxos russos se unem para proteger Snowden


A notícia é do Terra:

Organização ortodoxa russa cria fundo para financiar Snowden

A organização ortodoxa russa "Pchiolki" (As abelhas) anunciou nesta segunda-feira a criação de um fundo para ajudar Edward Snowden, o ex-analista da CIA procurado pela Justiça dos Estados Unidos que está há quatro semanas no aeroporto internacional de Moscou.

"Nosso povo sempre foi misericordioso com aqueles que são injustamente perseguidos e maltratados. Por vontade de Deus, Edward Snowden recebeu refúgio temporário na Rússia", informou o grupo em comunicado.

A organização critica a hipocrisia dos funcionários da CIA que perseguem o homem que mais teria feito em defesa dos ideais de liberdade e democracia que eles (os americanos) dizem promover. "Snowden, cuja vida está sob verdadeira ameaça em sua própria pátria, se vê obrigado a perambular pelo mundo", diz a nota, que ressalta que o fugitivo americano "precisa de dinheiro para pagar casa, alimentação e transporte".

"Pchiolkí" pede para que os russos enviem dinheiro para ajudar Snowden, com a promessa de que o grupo divulgará em seu site informações sobre os valores arrecadados e sua destinação.

O advogado russo Anatoli Kucherena, assessor legal de Snowden, reconheceu que o ex-analista tem recebido várias propostas de casamento, casa e assistência material. Além disso, Kucherena explicou que Snowden está à espera do Serviço Federal de Migração confirmar o recebimento da solicitação de asilo temporário na Rússia para que, no máximo nesta semana, Snowden possa abandonar a zona de trânsito no aeroporto.

Caso receba asilo temporário, uma espécie de status humanitário de refugiado que é concedido por um ano, Snowden terá quase os mesmos direitos de um cidadão russo, incluindo a licença de trabalho.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails