quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vladimir Putin diz que foi batizado às escondidas do pai comunista

A notícia é do Terra:

Vladimir Putin revela que foi batizado às escondidas do pai comunista

O chefe do Kremlin fez estas afirmações em um documentário transmitido pela televisão pública russa nesta segunda-feira

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou nesta segunda-feira que foi batizado às escondidas de seu pai, um membro do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).

"Minha mãe me batizou às escondidas do meu pai, que era membro do Partido Comunista. Ele não era nenhum funcionário, trabalhava na fábrica, mas era um ativista de base do partido na organização da fábrica", disse Putin, citado pelas agências locais.

Putin, um crente confesso, acrescentou: "portanto, isso (o batismo) me comoveu, pessoalmente, e a nossa família".

Segundo a imprensa local, o líder russo foi batizado na catedral da Santa Transfiguração de São Petersburgo, onde nasceu em 1952, um ano antes da morte do dirigente soviético, Josef Stalin.

O chefe do Kremlin fez estas afirmações no documentário "O segundo batismo da Rússia", que foi transmitido pela televisão pública russa e mostrou a perseguição dos crentes durante a era soviética. "A Igreja é parceiro natural do Estado" na Rússia, afirmou o presidente.

Putin ordenou a devolução à Igreja Ortodoxa de muitas das propriedades confiscadas pelas autoridades soviéticas, o que foi criticado pela oposição, que a acusa de conivência com o poder comunista.

Em janeiro de 2012 Putin recebeu a bênção do ícone de Nossa Senhora de Tíjvin, na região de Leningrado, da mesma forma que todos os czares desde Ivan o Terrível (1530-84), com exceção do último, Nicolau II, que foi fuzilado pelos bolcheviques em 1918.





LinkWithin

Related Posts with Thumbnails