quarta-feira, 11 de junho de 2008

Escândalos

A respeito de escândalos na Igreja, eu acho importante verificar na Bíblia o contexto em que esta palavra aparece. Logo no começo do capítulo 17 de Lucas, Jesus diz: "É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos" (vv. 1-2 – Almeida Atualizada). A palavra traduzida literalmente por "escândalo" é σκάνδαλον - skandalon - que significava originalmente uma armadilha, ou uma pedra de tropeço, tanto que outras versões traduzem esta palavra por "fazer tropeçar". De fato, é uma tremenda responsabilidade seguir a Jesus, mas chama a atenção o fato de que Jesus diz que é inevitável que escândalos aconteçam. Afinal, a igreja é composta de seres humanos, e seres humanos são falhos por natureza. No contexto em que esta expressão é relatada por Mateus (18:6), os "pequeninos" são as crianças com as quais Jesus acabara de conversar e as abençoara (18:1-5). Assim, escandalizar pode tanto se referir literalmente a crianças, como nos tristes casos de pedofilia na Igreja, mas não só isto (como se já não fosse suficientemente grave), mas qualquer outra armadilha que desvie as crianças do caminho de Deus. Num sentido espiritual, "crianças" pode querer dizer os "filhos de Deus" em geral, aqueles que recebem o Seu reino como crianças, com singeleza de coração, novos na fé, os pequeninos que devem ser protegidos da esperteza dos mais velhos.

O próprio Jesus era a rocha de escândalo para os judeus, predita por Isaías (8:14), profecia confirmada por Paulo (Romanos 9:33) e Pedro (1 Pedro 2:6-8). Temos, portanto, quanto aos escândalos, uma via de mão dupla em relação a Jesus. Em Mateus 11:2-6, João manda seus discípulos consultarem Jesus, pois, muito provavelmente, os discípulos de João, mais preocupados com seus jejuns e penitências, estavam se comparando aos discípulos de Jesus, que raramente jejuavam e, pelo contrário, sempre participavam de festas e banquetes. Deve ser por isso que Jesus acrescenta algo que, à primeira vista, não tem nada a ver com o que estava sendo conversado: "E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar de mim" (Mateus 11:6).

Assim, eu acho que deve ser entendido por escândalo na igreja tudo aquilo que realmente faça uma criança ou um irmão mais fraco na fé tropeçar, mas sem melindres, pois tem muita gente que se escandaliza com qualquer coisa, apenas porque acha bonito se escandalizar. No fundo, têm alguma carência não preenchida que os obrigam a buscar ser sempre o centro das atenções, em detrimento do outro. Quando analisei Romanos 14, eu já escrevi algumas coisas sobre a convivência cristã (clique aqui para ler).

Enfim, "escândalo" não é sinônimo de "preconceito", embora tenha muita gente que adore confundir propositalmente as duas coisas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails