segunda-feira, 30 de junho de 2008

Eclesiastes - capítulo 7


Leitura anterior: Eclesiastes - capítulo 6

O capítulo 7 é o mais longo de Eclesiastes, e talvez seja o mais belo e o mais injustiçado, já que muita atenção se dá a Eclesiastes 3 e se esquece a profundidade dos ensinamentos do Pregador em Eclesiastes 7. 

Para mim, este é o momento de sua pregação em que aquilo que parecia etéreo, excêntrico, filosófico (ou distante) demais, começa a ter uma aplicação mais prática, mais "pé no chão", ao alcance das atormentadas almas mortais. 

Assim, ele lista uma série de situações em que a nossa vaidade é despertada, em que nos sentimos importantes e especiais, como no caso de um ungüento precioso (7:1), o banquete na casa (7:2 - na companhia de várias pessoas supostamente felizes, portanto), a canção do insensato (7:5), e - a cada uma dessas circunstâncias específicas em que a vaidade é realçada -, o Pregador contrapõe outra situação em que a sabedoria verdadeira está sendo negligenciada, talvez porque é mais cômodo se ater apenas à própria solidão. 

Temos, portanto, uma sabedoria que se apresenta, se deixa conhecer, aplicando-se às cenas cotidianas de todos nós, e este é o momento em que o Pregador [Qohéletcomeça a dizer a que veio, e qual é sua real intenção.

Assim, a preocupação do primeiro versículo é com a reputação, com a "boa fama", a qual o Pregador considera melhor do que um perfume caro, o "ungüento precioso", o que não deixa de ser uma comparação bastante atual, já que muitas pessoas preferem camuflar a sua reputação atrás de perfumes sensuais e roupas caríssimas, como se elas tivessem o condão de modificar o que lhes vai por dentro. 

A estes Jesus chamaria de "sepulcros caiados" (Mateus 23:27), e alguns de nós poderiam usar o provérbio "por fora bela viola, por dentro pão bolorento". 


Na sabedoria prática de Qohélet, é melhor o dia da morte do que o do nascimento, porque a morte, sobretudo para o cristão, não deixa de ser um momento de redenção, uma tarefa cumprida, uma volta para casa, um encontro marcado com a eternidade, enquanto o nascimento é apenas o começo de uma vida sujeita a todas as vaidades debaixo do sol. 

Neste diapasão, é melhor ir a um velório do que a um banquete (v. 2), pois diante da morte do outro (seja ele querido ou não) é que compartilhamos da humanidade que nos une, do destino comum a todos nós, e aí podemos refletir como estamos, de fato, levando a nossa própria vida. 

Afinal, só temos um vaguíssimo vislumbre da morte pela experiência dela pelo outro.  Curiosamente, nenhum de nós passará - em vida - pela experiência da morte, razão pela qual ninguém sabe exatamente o que seja o fim que a todos é reservado, e é nos velórios que somos lembrados de que ela existe e nos espera. 

Não que os banquetes não sejam bons, mas a comida e a bebida tendem a entorpecer os nossos verdadeiros objetivos nesta vida. 

Ainda nesta lógica, digamos, esquisita, é melhor magoar-se do que rir (v. 3), porque a mágoa, em geral, é conseqüência do conhecimento de algo ou de alguém que até então se apresentava como verdadeiro e agora vemos que é falso, enquanto rir pode ser algo meramente inconsequente. 

O sofrimento e a dor, se devidamente encarados, vividos, apreendidos e aprendidos, sem vitimização, purificam e nos fazem crescer. É por isso que "o coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria" (v. 4). 

Embora a maioria das pessoas não goste, é melhor ser repreendido pelo sábio do que juntar-se à cantoria dos insensatos (v. 5), cujas gargalhadas se comparam a espinhos crepitando debaixo de uma panela (v. 6). 

Ora, o que mantém o fogo aceso são as achas de lenha e não os espinhos, que apenas crepitam, fazendo o efeito sonoro, mas inútil para o cozinhar.

A seguir, o Pregador volta a um tema que lhe preocupa bastante durante todo o livro de Eclesiastes, a opressão, que chega a enlouquecer o sábio, e a corrupção dos subornos (v. 7). 

O mundo é corrupto, ele não cansa de dizer, e "melhor é o fim das coisas do que o seu princípio" (v. 8), o que contraria, até certo ponto, o senso comum, de que o fim das coisas é sempre triste, mas Qohélet tem outros olhos para isso, vê as coisas de outra perspectiva, que é a eternidade, como já havia deixado claro em Eclesiastes 3:11. 

No seu prisma, as coisas que realmente importam não têm princípio nem fim, pertencem a outra dimensão, mas neste mundo tudo é temporal e se desgasta naturalmente. 

Ele ainda encontra lugar para admoestar-nos que devemos ser tardios em irar-nos (v. 9), uma característica geralmente atribuída a Deus no Velho Testamento (Números 14:18; Salmos 103:8, 145:8; Joel 2:13, por exemplo) e que Tiago (1:19) nos aconselha a cultivar. 

Salomão já havia dito isso em Provérbios 19:11 – "a sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas" – NVI. Então, no v. 10, o Pregador dá um conselho que contraria ainda mais aquilo que estamos acostumados a pensar:


"Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim."

No nosso mundo, a juventude é admirada, louvada, apreciada, benquista. O envelhecimento é tido como algo feio, sujo, fétido, ruim, malvado, que devemos evitar a todo custo, embora seja o curso natural (e inevitável) das nossas vidas. 

Por isso mesmo, nos cercamos de saudosismo e nostalgia. Ficamos a lembrar-nos, morbidamente, de como éramos felizes e não sabíamos, de como o que passou tem mais valor do que o que estamos vivendo, de como o passado é melhor do que o presente. 




O Pregador se indigna com este tipo de pensamento, e eu acho que ele está certo. O envelhecimento, visto como amadurecimento, é uma bênção de Deus

Não podemos nos trancar no baú de recordações do passado, recusando-nos a envelhecer e, assim, nos esquecermos de que temos que viver hoje, e hoje a nossa vida é mais feliz do que foi alguns ou muitos anos atrás. 

Não podemos nos esquecer, também, de que a memória é traiçoeira, e ela tende a apagar os maus momentos e reforçar, adoçar, açucarar mesmo as boas lembranças. 

Qohélet se insurge contra esta atitude na vida, pois o que verdadeiramente importa é o hoje, o presente. Como eu já havia dito no primeiro capítulo, o Pregador é existencialista no melhor sentido da palavra, e o que lhe importa é o aqui e o agora, não o que passou. 

O elixir da juventude é a eternidade no nosso coração.

Nos vv. 11 e 12, o Pregador faz uma comparação interessante entre sabedoria e dinheiro. Pela primeira vez, ele diz que herança e dinheiro podem ser coisas boas, para aqueles que vêem o sol, mas somente a sabedoria preserva a vida. 

Muitas vezes, tanto a herança como o dinheiro causam a morte de quem os recebe. A sabedoria é muito melhor. 

O v. 13 mostra a impotência do homem diante dos decretos de Deus, já que ninguém pode endireitar o que ele torceu. 

É no v. 14 que o Pregador retoma um dos pilares de seu discurso, a providência divina, pois Deus tanto faz o dia da prosperidade como o da adversidade. 

Os bons morrem, e muitos maus vivem bastante (v. 15), logo não há razão para imaginar que a providência de Deus seja uma lógica matemática. 

Somente Ele sabe os seus desígnios e, principalmente, o que passa dentro de cada coração humano. Portanto, o equilíbrio deve ser buscado em tudo na vida. Todos os extremismos devem ser evitados. 

Não devemos ser demasiadamente justos nem exageradamente sábios (v. 16), mas também não podemos ser demasiadamente perversos ou loucos (v. 17). Estes dois versículos deviam ser mais lidos na igreja para evitar tanto o farisaísmo como a licenciosidade. 





É o equilíbrio que, por assim dizer, é o amálgama dos 4 pilares onde se sustenta Eclesiastes: a sabedoria, a providência divina, a eternidade e o temor de Deus, pois "quem teme a Deus de tudo isso sai ileso" (v. 18). 

No v. 20, está uma declaração que embasa também o pensamento de Paulo em Romanos 3:10, pois "não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque". 

Para quê, então, viver à espreita de quem possa estar cometendo um erro ou falando mal de nós (v. 21), se somos todos sujeitos aos mesmos pecados (v. 22)?


Ainda com relação a Eclesiastes 7:16-17, sobre não ser demasiadamente justo, a palavra hebraica traduzida por justo aí é צדּיק - tsaddîyq - que quer dizer basicamente justo, legal, correto, no sentido de algo que está de acordo com a lei. 

Eu acho que "justo" não é uma boa tradução, já que ninguém pode definir exatamente o que seja justiça. Aquilo que é justo para um pode ser injusto para outro. Além disso, há muitas leis injustas. 

Então, eu concordo com alguns comentaristas que dizem que deve se entender essa palavra por legal, legalista, que cumpre a lei ao pé da letra. Desta maneira, não devemos ser legalistas como os fariseus, por exemplo. 

Com relação ao "exageradamente sábio", o significado me parece que seja também de não querer ser o sabe-tudo, o dono da verdade, alguém que não só dita mas detém o monopólio da interpretação das regras como se fosse o próprio Deus. 

Além disso, bem no espírito de Eclesiastes, o Pregador quer que se viva a vida sem grandes obrigações de ser a mais certinha das pessoas. O lema dele é "viva por prazer e não por obrigação". 

Por "demasiadamente perverso ou louco", eu acho que o contexto indica que não devemos ser alucinadamente materialistas, ou seja, que vivamos única e exclusivamente em função de aumentar o nosso prazer material, esquecendo-nos do espiritual e dos pequenos prazeres da vida. 

E entenda-se por "prazer material" aí tanto os excessos carnais como tudo aquilo que desrespeita, rouba, fere e mata os outros, apenas para que consigamos atingir os nossos objetivos mundanos pisando neles. 

É na mistura de todas essas qualidades que eu acho que temos que encontrar o equilíbrio na vida.




Como o Pregador já havia dito logo no começo (1:8), muito conhecimento é enfado. Logo, perseguir a sabedoria apenas por perseguir também é vaidade, pois ela sempre se afasta de nós (v. 23). 

Quanto mais sábios ficamos, menos sabemos, o que lembra a frase atribuída a Sócrates: "só sei que nada sei!". Ser sábio é ter consciência das próprias limitações e a elas se acomodar. 

Querer saber demais nos põe em contato com a perversidade, a insensatez e a loucura (v. 25). Talvez por isso Deus tenha dito a Moisés que "as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus" (Deuteronômio 29:29) e Jesus tenha dito aos discípulos: "ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora" (João 16:12). 

Por fim, Qohélet faz um ataque aparentemente genérico às mulheres no v. 26, mas que deve ser entendido como uma autocrítica de Salomão a respeito de suas mulheres, o momento de introspecção de alguém que tinha 700 mulheres e 300 concubinas, "que lhe perverteram o coração" (1 Reis 11:3). 

As mulheres não devem se sentir desprestigiadas por esse trecho final do capítulo 7, mas talvez não seja tão difícil assim fazer um pequeno esforço para tentar entender a amargura de um homem poderoso que, no fim da vida, se viu "metido em muitas astúcias" (v. 29) que ele próprio causou.

Afinal, nunca é demais repetir a mensagem que todo o livro de Eclesiastes transmite desde o seu segundo versículo: "vaidade de vaidades, tudo é vaidade"...

E não é que é mesmo?







Leitura seguinte: Eclesiastes - capítulo 8


26 comentários:

  1. Em um momento de angústia e perdida nos meus pensamentos digitei no Google: O que fazer quando todos te rejeitam, e seu blog apareceu...fiquei emocionada ao ler suas palavras sábias, pois vivo um momento de turbulência na minha vida familiar, mas suas palavras lúcidas e animadoras me trouxeram refúgio.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Universitária!

    Se as palavras deste blog possam servir de alívio, ainda que temporário, a quem quer que seja diante das agruras da vida, já terá valido a pena mantê-lo no ar e me esforçar tanto para continuar postando conteúdo de qualidade. Pequenos gestos de reconhecimento como o seu são um bálsamo para nós.

    O título do blog tem a ver exatamente com essa confusão que fazemos corriqueiramente entre os limites da sombra e da luz, para que saibamos evitar o excesso de luz que nos torna arrogantes, e aceitar a sombra que serve de refrigério nos dias de muito calor.

    Sugiro que você leia também os textos que estão indexados com as 'tags' dor e sofrimento aqui ao lado >>>>

    A vida segue, desfrute-a mesmo com todas as adversidades que enfrentamos.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando por um momento de profunda tristeza ... E seu texto me trouxe alivio !! Graça e Paz !

      Excluir
    2. Conte com as nossas orações e sempre que precisar, estamos à sua disposição, que Deus o (a) abençoe!

      Excluir
  3. Era tudo o que eu precisava ler neste momento de profunda tristeza em minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de que o texto tenha te ajudado e estou aqui orando para que você consiga superar esse mau momento. Que Deus te abençoe e te dê forças para seguir em frente!

      Excluir
    2. Edificante estudo brother !!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Show de bola este capítulo! Nesta minha fase da vida, aperto financeiro e desacreditando da vida, ele me dá uma luz e uma volta de esperança!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse texto,adorei,É um texto bem explicado,exatamente com as palavras que precisamos ler,por muitas vezes Lemos a bíblia e não entendemos bem o que Deus quer nos dizer,mas com esse texto pude entender bem o que Deus quer dizer.É perfeito por que não tira e nem acrescenta o que realmente a palavra quer nos dizer.Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse texto,adorei,É um texto bem explicado,exatamente com as palavras que precisamos ler,por muitas vezes Lemos a bíblia e não entendemos bem o que Deus quer nos dizer,mas com esse texto pude entender bem o que Deus quer dizer.É perfeito por que não tira e nem acrescenta o que realmente a palavra quer nos dizer.Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Talvez na morte, ao se "encontrar sabedoria na casa que há luto", seja um momento de se auto-valorar e receber do próximo esse valor. Talvez seja a hora que realmente sejamos abençoados por DEUS, porque não há nada mais divino do que apoiar, ajudar, contribuir, mesmo que seja um gesto mínimo, mas é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. quando nos esvaziamos de tudo que esta ao nosso redor, e escutamos um silencio tão intenso que a respiração incomoda; e temos a certeza que o Senhor é o capitão da nossa vida, tornamos simples vasos e o que é simples não tem vaidade. Deus te abençoe, sua clareza no que diz é simplesmente linda

































    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado Hélio por esclarecer e me fazer compreender melhor o que tanto tenho buscado. Vivi do mercado financeiro e até me dei bem, mas hoje minha fortuna está em Ter Sabedoria e Ser Temente ao Criador em cada instante vivendo o meu momento presente. Seu texto me fez muito bem. Muita Paz em sua vida. Um abraço de gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vagner! obrigado pela sua visita e pelo seu generoso comentário, isto nos anima muito a prosseguir, sempre dando glória a Deus por momentos como este, em que irmãos se encontram em meio a uma jornada destinada a exatamente isso: glorificar a Deus por Sua misericórdia, Seu amor e Sua intervenção em nossas vidas. Que Deus te abençoe e confirme os teus passos na graça dEle. Abraço!

      Excluir
  11. Ótimo artigo. Obrigado pelo tempo e esforço dedicados em esclarecer esse livro. Sou leitor iniciante da Bíblia (comecei ontem, Eclesiastes foi o primeiro livro que li, por pura intuição) e realmente não é uma leitura de fácil interpretação para quem não é familiarizado. Sua interpretação foi bastante esclarecedora. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estes artigos sobre Eclesiastes estão te auxiliando na sua busca por entender a Bíblia. Agradeço seu elogio, e a Deus seja toda a glória. Abraços!

      Excluir
  12. Muito obrigado, gostei. Eu estava passando as folhas da Bíblia e parei nesse cap 7 e achei muito interessante porém queria entendê-lo profundamente. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que agradeço sua visita e seu comentário, Johnzinho! A Deus toda a glória! Abraço!

      Excluir
  13. Eu queria entender melhor o cap.6 e cap7,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o capítulo 7 é esta página aqui mesmo.

      o capítulo 6 você pode copiar e colar no seu navegador o link abaixo:

      http://ocontornodasombra.blogspot.com.br/2008/06/eclesiastes-captulo-6.html

      Excluir
  14. Eu preciso de orientação não quero sair da presença de Deus, preciso de orientação da parte de Deus não quero decepciona. Lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salmo 37:5  Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. 

      Salmo 27:14  Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

      Salmo 34:6  Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. 
      Salmo 34:7  O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. 
      Salmo 34:8  Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.


      1ª Coríntios 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 

      Judas 1:24  Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, 
      Judas 1:25  ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém! 

      Excluir
  15. A paz do Senhor JESUS,muito obrigado por nós proporcionar está ferramenta,com ensinamentos vindos do céu para nossas vidas,que DEUS continue lhe usando cada dia mais e mais como instrumento em suas mãos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário, toda a glória seja sempre dada ao Senhor Jesus Cristo para todo o sempre, que Ele nos abençoe a todos, amém!

      Excluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails