terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Essa tal religiosidade

Muitas igrejas hoje entendem que o inimigo a ser batido é a “religiosidade”, ou seja, aqueles que se preocupam em manter viva a essência do evangelho, a graça salvífica e redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo, que se revela simples e acessível ao ser humano, seja ele do século III ou do XXI. 


Não, isso não basta, dizem os novos pregadores do apocalipse. Curiosamente, dizendo-se “apóstolos”, negam a própria tradição apostólica. Dizendo-se resgatadores da verdade evangélica, se valem de novidades rituais e mercadológicas de ocasião. É preciso submeter-se aos seus complicados rituais e repetir os seus chavões e mantras, que alegam dizer tudo, mas não dizem nada. 


Já que aquilo que eles chamam pejorativamente de “religiosidade” se preocupa com a essência do evangelho, nela não há lugar para correntes de prosperidade, novos apostolados, estranhas unções e atividades exóticas afins. É preciso “colar” nos outros a pecha de “religiosos” para desviar a atenção da sua própria religiosidade pagã.


Chegamos, portanto, a uma nova fase, uma espécie de inquisição moderna. Se o irmão ou a irmã se preocupam em estudar a Palavra, para conferir nela se os seus líderes estão realmente pregando a Verdade, logo eles são chamados de “religiosos” e devem ser combatidos e exterminados. 


O mesmo ocorre se eles ousam questionar os seus líderes e se preocupam em manter-se conectados à essência do evangelho, tal como nos foi legado ao longo de 2.000 anos de História da Igreja Cristã, e não se convertem ao novo “evangelho”, finalmente revelado aos líderes iluminados nos últimos 20 anos, os novos gnósticos portadores de uma revelação especial. O inferno não tolera a Sabedoria.


O tristemente curioso nisso tudo é que se esquece facilmente de que Jesus foi um bom religioso. Hoje é chamado de “fariseu” todo aquele que mantém os dois pés atrás em relação a toda e qualquer novidade esdrúxula que se imiscui na Igreja. Paulo se orgulhava de ser um fariseu no melhor sentido da palavra (Atos 26:5), hoje tão depreciada. 


Era aos religiosos que o evangelho era pregado inicialmente (Atos 2:5 e 13:43) nas reuniões festivas e sinagogas, e a palavra “religioso” aqui era usada no melhor sentido, exatamente para designar quem estava interessado em aprender e seguir os ensinamentos do Senhor. 


Para Tiago, “a religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27), mas provavelmente ele seria expulso da Igreja se dissesse uma coisa dessas em pleno século XXI, já que a palavra “religião” foi banida de muitos púlpitos por ser a nova inimiga de plantão. 


Ajudar os órfãos e as viúvas então, nem pensar... a não ser que de repente seja necessário para adoçar (com o intuito de “justificar”) o turbilhão de dinheiro entrando na “obra”, já que não fica bem comprar um avião de 9 milhões de dólares pro “pastor” com o dinheiro que poderia ser melhor usado em caridade.


Entretanto, outro fenômeno esvazia ainda mais o discurso da caça aos “religiosos”. Afinal, quem é que define o que é “religiosidade”? Atacá-la também não é outra forma de religião? O também tristemente curioso é que quem inicia essas campanhas antirreligiosas tem uma série de práticas muito mais religiosas, como o próprio nome “campanha”, que faz tanto sucesso no meio gospel atual, deixando as novenas e os terços católicos no chinelo. O discurso antirreligioso é só mais uma subespécie (degenerada) do discurso religioso. Simples assim.


É certo que, num futuro próximo, a “religiosidade”, tal como é vista por alguns pregadores, deixará de ser a inimiga e novos espantalhos serão erigidos em seu lugar, uma espécie de “vodus evangélicos” que deverão ser alfinetados de todas as maneiras possíveis até que se esgotem e sejam novamente substituídos pelo mais novo vilão do imaginário “gospel”. 


Entretanto, o estrago já estará consumado na vida de muitas pessoas que foram atraídas por essa pregação perniciosa, que, conforme Paulo já dizia (2 Coríntios 11:3) e Davi já ensinava (Salmo 51:17), não consegue se contentar com a simplicidade da devoção sincera de um coração contrito.


Àqueles que foram tachados de “religiosos”, não resta ou alternativa senão manterem-se fiéis à sã doutrina. Como o próprio Jesus deixou bem claro, mais importante do que dar frutos rápidos e aguados, é permanecer (João 15:16). 


No meio de tanta ansiedade gerada pelo consumismo moderno, dentro e fora das igrejas, religiosos de todo o mundo, uni-vos! O melhor a fazer é continuar crendo no que Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).


É muito mais cristão ser religioso no melhor sentido do termo, do que atacar a religiosidade, mas se locupletar à custa dela.

2 comentários:

  1. Estimado Irmão Hélio!
    Parabéns por este texto. Profundo e Consistente. Nós que usamos a Inteligência que Deus nos deu, sabemos que o termo Religião se aplica a toda e qualquer expressão que nos liga a Deus. Mas muitos continuarão dizendo que seguem o Evangelho e não Religião. Na verdade estas pessoas fazem uma confusão entre o termo Religião e Instituição. Talvez o que elas queiram dizer é que não seguem Instituições, mas acabam uando o termo religião para expressar isto. Paz em Cristo!
    http://www.reverendoeugenio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário e pelo elogio, Rev. Eugênio!

    A Deus toda a glória!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails