quinta-feira, 7 de julho de 2011

Diocese católica quer comprar a evangélica Catedral dos Cristais nos EUA

A famosa Catedral dos Cristais erguida por Robert H. Schuller, fundador do ministério Garden Grove na exclusiva região de Orange County (inspiradora do seriado O. C.), nos Estados Unidos, pode deixar de ser evangélica e se converter num templo católico. Schuller, hoje com 84 anos de idade, foi um dos primeiros televangelistas norteamericanos, além de ter sido, também, um dos pioneiros na pregação da teologia da prosperidade e do pensamento positivo, essa vertente perigosa do "humanismo religioso", por assim dizer, lançando no mercado a auto-ajuda religiosa "express" e os títulos dos livros dele publicados no Brasil dão uma dimensão disso: "Você Pode Ser Quem Deseja", "Floresça onde Está Plantado", "Atitudes para Ser Feliz", "Auto-Estima, A Nova Reforma", além da série "Descubra" ("Suas Oportunidades", Como Acertar Suas Prioridades", "a Liberdade", "o Amor"). Nada diferente, portanto, de tanta lenga-lenga gospel que a cristandade tem ouvido da boca de "eminentes" líderes nacionais e internacionais, infelizmente. Essa baboseira gospel se tornou uma verdadeira praga que tem substituído a boa, antiga e - paradoxalmente - sempre moderna pregação bíblica nas últimas décadas.

Entretanto, não houve pensamento positivo da prosperidade que salvasse Robert H. Schuller. Na esteira dos acontecimentos nebulosos que envolveram a escandalosa falência da Catedral dos Cristais (já comentada neste blog - clique aqui para ler), no último dia 3 de julho o veterano pregador foi defenestrado do Conselho do seu próprio ministério. Como já dizia Jesus em João 15:16, não basta dar frutos; é necessário que eles permaneçam. Neste aspecto, não houve mandinga gospel que fizesse Schuller permanecer no comando do ministério que ele próprio fundou, e nem a espetacular Catedral dos Cristais vai permanecer evangélica, ao que tudo indica. Já existe uma proposta de compra da Catedral dos Cristais pelo valor de US$ 46 milhões, feita pela Chapman University, e a notícia mais recente é de que também entrou na parada a Diocese Católica de Orange County, que se mostrou interessada em comprar o suntuoso templo ex-evangélico e convertê-lo em católico, já que a paróquia local tem muita dificuldade em oferecer templos adequados aos seus 1.200.000 de fiéis que habitam a rica região. A diocese já planeja há décadas construir uma catedral em Santa Ana, para 2.500 pessoas sentadas, mas o projeto nunca foi além do papel. A perspectiva, portanto, de comprar uma Catedral de Cristais com 3.000 assentos prontos para uso, por metade dos US$ 100 milhões previstos para o templo de Santa Ana, é por demais tentadora para a diocese católica de Orange County. Segundo informa o News Observer, quem está muito triste com esta situação é o antigo rebanho de Robert H. Schuller, que trabalhou duro e voluntariamente para manter a instituição viva, e agora percebe que tudo não passou - pelo menos do ponto de vista humano - de um grande engodo. Foram personagens involuntários de mais uma parábola do celeiro gospel. Nada muito diferente, entretanto, do que já sentiu, sente e ainda vai sentir muita gente que segue os pregadores materialistas da prosperidade, em todos os lugares. Lamentavelmente...


Um comentário:

  1. Daki há alguns anos teremos um número considéravel de religiosos frutrados com a teologia da prosperidade. É só esperar.

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Se você ainda não fez isso, sugerimos que você se cadastre no IntenseDebate (http://intensedebate.com/), que é a melhor plataforma para opinar em blogs, fóruns e sites.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails