sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Salada apocalíptica de 2012

Com tantas profecias apocalípticas dando sopa por aí, depois que garantiram que as profecias maias não dizem nada sobre o fim do mundo em 2012, muito provavelmente você estava em dúvida sobre qual previsão catastrófica do fim do mundo para este ano ainda você deveria seguir. Pois os seus problemas acabaram. O jornalista Kleber Tomaz, do G1, fez uma seleção das tendências que estão bombando no mercado dos profetas do apocalipse. Tem pra todo gosto: católicos, evangélicos, orientais, etc. e, se você for mesmo muito medroso, tem até bunker em Goiás pra você ir se esconder enquanto os oceanos invadem os continentes. Pernas, pra que te quero! então:

Movimentos pregam vinda de Jesus à Terra e fim do mundo em 2012

Mais da metade da população mundial morrerá, dizem religiosos e profetas. Brasileiros compram 'bunkers' com medo do juízo final do apocalipse bíblico.

Kleber Tomaz
Do G1 SP

Chegou 2012 e um dos assuntos mais comentados na internet é o calendário maia que, segundo algumas interpretações, prevê o fim do mundo em 21 de dezembro deste ano. Na esteira das teorias pré-colombianas, grupos que se definem como católicos, evangélicos, dissidentes ou desvinculados dessas religiões estão usando a Bíblia, santos, anjos, estrelas, planetas e até extraterrestres como argumentos para anunciar o juízo final.

A teoria a respeito dos maias, amplamente conhecida no México, teve sua origem em achados arqueológicos, com alusões a um evento místico que ocorreria no 21º dia do último mês de 2012. Eles eram interpretados como uma profecia sobre o fim do mundo. Há cerca de três anos, o filme "2012" estreava nos cinemas baseado nos supostos entendimentos maionistas sobre o fim dos tempos. Mas segundo o Instituto Nacional de História Antropológica do México, a civilização maia jamais previu isso.

Diferentemente do fim do mundo preconizado a partir da contagem regressiva das datas da roda mesoamericana, alguns movimentos, como, por exemplo, o Movimento Salvai Almas, o Ministerio Internacional Creciendo en Gracia e a casa de tratamento Lar Lokkon Shôjo, pregam o surgimento dessa nova era baseada nas releituras dos textos bíblicos ou mensagens visionárias e telepáticas recebidas.

De acordo os movimentos Salvai Almas - que se diz católico - e o Creciendo en Gracia - que se apresenta como evangélico-, o livro do Apocalipse prevê que, em 2012, o planeta sofrerá um colapso com resultados devastadores para a humanidade por conta da chegada de Jesus Cristo à Terra. Segundo eles, ocorrerão guerras, destruição do homem pelo homem e surgimento de falsos profetas que levarão os fiéis pelos caminhos das trevas. Apesar disso, a raça humana não será extinta.

Pelas profecias, até lá, mais da metade da população mundial irá morrer, seja por causa de guerras, epidemias, ou por meio de desastres naturais, como tsunamis, terremotos e chuvas de asteróides. Só se salvarão aqueles "puros de espírito" que creem no filho de Deus e nas escrituras bíblicas. Também sobreviverão alguns impuros que terão a chance de continuar no “paraíso” terreno se se converterem. Após tudo isso, a ordem será restabelecida com um mundo novo.

O Salvai Almas não revela a data exata dessa vinda de Jesus, mas informa que os acontecimentos apocalípticos começarão a partir do dia 23 de maio. Neste ano, o movimento prevê que uma bomba atômica será lançada por Israel contra o Irã, dando início à 3ª Guerra Mundial. Seus fiéis já estão adquirindo “lencinhos de Nossa Senhora” para se protegerem contra eventuais ataques químicos ou doenças contagiosas. O movimento, no entanto, não orienta seus discípulos a se refugiarem em abrigos ou armazenarem alimento. É solicitado apenas que eles estejam orando e confessando seus pecados a Deus no dia do juízo final.

O movimento, que se auto-intitula "católico, apostólico, romano e fiel ao papa", surgiu no Brasil em 1997 em Porto Belo (SC), quando o ex-escriturário Cláudio Heckert, atualmente com 66 anos, afirmou ter visto Nossa Senhora e ouvido ela lhe transmitir avisos sobre o futuro da raça humana.

Para o Creciendo en Gracia (Crescendo em Graça, numa tradução do espanhol para o português), “Jesus Cristo já está entre nós”. Segundo o ministério, ele é o ex-pastor pentecostal porto-riquenho José Luis de Jesús Miranda, de 65 anos, que prefere ser chamado de Jesucristo Hombre. A sede do movimento, fundado nos anos 1980, fica em Miami, nos Estados Unidos. Miranda afirma ser a reencarnação de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, o anticristo. Pelos seus cálculos, 2012 é o ano da transformação. A data para isso é 30 de junho.

JH, como Miranda assina, tem o número 666, atribuído à besta pelo livro do Apocalipse, tatuado no corpo. Segundo ele, o símbolo não representa o diabo, que morreu na cruz com Jesus, mas, sim, o homem como animal, a sabedoria e a prosperidade. Muitos de seus seguidores também marcam o desenho na pele em busca da salvação.

Mas mesmo diante do prenuncio do juízo final, JH instruiu seus seguidores a agirem normalmente quando esse dia chegar, trabalhando, estudando. Apesar de estarem focados na transformação, a contagem regressiva é considerada um “entretenimento” para que eles se mantenham crentes na esperança de seguirem firmes e convictos.

Jesus Cristo na Terra

Como os líderes do Salvai Almas e do Creciendo en Gracia são avessos às entrevistas, o G1 teve autorização deles para falar com seus membros sobre as previsões para 2012.

“Não será o fim do mundo, será o ano de uma nova era, como está anunciado na Bíblia e como Claudio escreve a partir das mensagens que recebe da mãe de Jesus Cristo, que é Maria. Isso ocorrerá no próximo ano porque Jesus está chegando”, disse Arnaldo Haas, de 63 anos, porta-voz do Salvai Almas.

“O mundo não vai acabar. Ao contrário, será transformado em um autêntico paraíso. O que acabará será a estrutura corrompida, vigente neste mundo atual. Jesus Cristo Homem já está na Terra profetizando isso”, disse Wandir de Cesare, de 56, colaborador do Creciendo en Gracia em São Paulo. Questionado se poderia voltar a falar do assunto com reportagem no segundo semestre de 2012, período após essa suposta transformação, ele respondeu: “Claro que sim, isso se você [repórter] ainda estiver aqui [na Terra] até lá”.

Refúgio e 'bunkers'

O Lar Lokkon Shôjo (que traduzido do japonês para o português significa Seis Raízes Puras) informa que aproximadamente 20 seguidores estão se mudando para Alto Paraíso de Goiás (GO), na Chapada dos Veadeiros, onde pretendem se refugiar. A casa de tratamento que afirma fornecer cura para as pessoas foi fundada há 35 anos em Atibaia, interior de São Paulo, pelo ex-agricultor japonês Masuteru Hirota, 69, conhecido como professor Hirota.

Hirota, que pediu para ser citado na matéria como vidente, falou numa mistura de português e japonês ao G1 que anjos estelares e ETs o avisaram sobre um tsunami que irá inundar todas as cidades litorâneas do mundo. “É o fim do mundo, né?! Tem maremoto que vai deixar dois terços da Terra debaixo d'água. Muita gente vai morrer. Poucos vão se salvar. Só aqueles que estiverem em região alta, onde a água não chega”, disse o professor Hirota.

Segundo ele, as “seis raízes” significam os sentidos humanos, como olhos, ouvidos, nariz, boca, corpo e pensamento. “Por esse motivo, dependerá de cada ser humano se proteger contra a catástrofe que se anuncia para 2012. Quando meus guias avisarem a respeito da data, vou repassar o que ouvi deles para quem quiser ouvir e me seguir”, afirmou Hirota, que deverá ir para algum ponto entre os estados do Mato Grosso, Tocantis e Goiás. “É preciso levar mantimentos, armazenar comida seca, como arroz e feijão. Estamos guardando tudo isso em garrafas pet. Quando os maremotos chegarem, um milhão de galopes de cavalos serão ouvidos.”

O medo de que o mundo possa acabar está levando algumas pessoas a procurarem "bunkers" (estruturas fortificadas, parcial ou totalmente subterrâneas, construídas para resistir a projéteis de guerra) no Brasil. “Neste ano, de cem consultas de compra de bunkers que tivemos, 20 delas nos procuraram alegando o fim do mundo como motivo para a aquisição”, afirmou José Roberto Cravo, diretor comercial da Bunker BR, que fica em Jundiaí, interior paulista.

Três unidades foram vendidas para pessoas que creem no apocalipse. Os "bunkers" variam de tamanho e preço. Um modelo que proteja contra gases tóxicos e armazene alimentos custa o equivalente a um imóvel de alto padrão. “Prefiro não revelar o valor por questões de segurança”, disse Cravo.

O que dizem os contrários às profecias

Além de Jesucristo Hombre, que afirma ser a reencarnação de Jesus Cristo na Terra, o catarinense Álvaro “Inri Cristo” Thais, de 63 anos, também diz ser o único filho de Deus no planeta. Diferentemente de seu concorrente, ele não acredita no dia do juízo final em 2012.

“Eu garanto que o mundo não vai acabar no ano que vem. O apocalipse começou na verdade em 1979, quando eu tive a consciência de que sou Jesus reencarnado. O ano de 2012 vai acabar para aqueles que morrerem nesse ano. O mundo vai acabar um dia, mas como disse há 2 mil anos, eu mesmo fico agradecido ao Pai por não saber quando isso ocorrerá”, disse Inri Cristo ao G1. Ele é fundador da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, criada em 1982, e que atualmente tem sede em Brasília.

Outro que tenta desmistificar a crença de que o mundo irá acabar em 2012 é o vitrinista e escritor Agostinho Batista de Almeida Primo, que, além de escrever um livro sobre o assunto, espalhou cartazes em outdoors da sua obra em diversos pontos da região de Atibaia, no interior de São Paulo. “O meu livro mostra na verdade que todas essas profecias são fruto de interpretações errôneas de textos bíblicos. O Mundo não vai acabar”, disse Primo, que além de publicar “666 – O Mundo já está Marcado”, fundou uma congregação na qual 12 pessoas se reúnem para ler a bíblia.

Para o Cônego Antônio Aparecido Pereira, o padre Cido, vigário episcopal para as comunicações da Arquidiocese de São Paulo, é preciso tomar cuidado com quem afirma que o mundo irá acabar ou que Jesus Cristo voltará à Terra em 2012. “Não há nada na Bíblia que indique que o mundo irá acabar no próximo ano. Digo isso em nome da Igreja católica”, afirmou o padre Cido.

"Essas interpretações são equivocadas e baseadas em superstições. Não há nem na escritura do Novo Testamento, que é a porção cristã, nem no ensino de Jesus, e nem na escatologia, nada que possamos dizer sobre 2012. Todo ano, seja ele 2011, 2012, é um ano de esperança. Portanto, para a teologia séria, isso de fim do mundo é piada. A data da volta de Jesus está guardada. Qualquer pessoa que diga que sabe qual será esse dia está mentindo”, disse o pastor Marcos Granconato, da Igreja Batista Redenção em São Paulo.

Para o professor Eulálio Figueira, coordenador do programa do curso de especialização em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), profecias e previsões sobre o fim do mundo não são novidade. “Do ponto de vista sério, não há previsão sobre o fim do mundo na Bíblia. Já houve outras profecias sobre o fim do mundo, mas nenhuma delas se concretizou”.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails