sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ateus encantados com Tim Tebow



Aos poucos, Tim Tebow vai quebrando as barreiras culturais e linguísticas do universo restrito do futebol americano e se tornando conhecido mundo afora. Acrescente-se a essas barreiras nacionais a religiosa, já que existem até ateus se movimentando para dar apoio ao rapaz cristão, vítima frequente de comentários jocosos e esquetes humorísticas sobre a maneira explícita como expressa a sua fé. O blog Atheists for Tebow ("Ateus por Tebow"), apesar de não perder a oportunidade para criticar a fé de Tebow, tem uma justificativa bastante interessante para dar seu apoio a um atleta cristão que provoca profundas discussões sobre o que é ser cristão nos Estados Unidos e no mundo:
Assim que eu pressionei o pause no podcast do Christopher Hitchens e coloquei um marcador no meu último livro do Richard Dawkins, fiquei pensando: Por que eu sou um fã do Tim Tebow? Afinal, Kurt Warner [outro jogador cristão de futebol americano, já aposentado] me encheu o saco com os seus apelos a Jesus. O que faz Tebow diferente?
Primeiro, Warner se converteu mais tarde na vida, numa época em que ele deveria conhecer melhor as coisas. Tebow não teve nenhuma chance com seus pais missionários cabeças-duras lavando o cérebro dele desde o primeiro dia.
Essa lavagem cerebral o levou a uma inegável honestidade e sinceridade que é obviamente não fingida. O garoto, como eu o chamo, é realmente sério.
Ao contrário de tantos outros atletas, Tebow não vai te decepcionar. Ele não vai ser flagrado num incidente bizarro numa boate às 3 da manhã. Ele não vai ser pai de filhos ilegítimos, nem testar positivo para drogas ou detonar a pele dele com tatuagens ridículas.
[...]
Como eles dizem no filme Gattaca, não existe gene para o espírito humano, e não existem estatísticas capazes de definir um líder como Tebow.
Que elogio, não é verdade? E vindo de um ateu que não perde a oportunidade de alfinetar a religião. Talvez os "atletas de Cristo" brasileiros devessem parar um pouco pra pensar no seu testemunho. De fato, não é fácil ser uma figura pública e viver a fé cristã na sua plenitude. Não basta, entretanto, só apontar os dedos indicadores ao céu ou vestir camisas estampadas com o nome de Jesus. É preciso, antes de tudo, dar exemplo. Neste quesito, Tim Tebow está anos-Luz à frente...



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails