terça-feira, 6 de março de 2012

Santo Antão prega contra a intercessão dos santos

por Gustavo, no e-cristianismo:

Há muitos anos, protestantes e católicos debatem sobre a intercessão de santos. Por isto não é de se surpreender que recentemente, na tentativa de se responder à posição protestante (e bíblica, já que são estas as palavras de Paulo) de que há só um mediador (1Tm 2:5), um padre em um vídeo muito comentado recentemente, chama os protestantes de orgulhosos. A lógica por trás deste ad hominem é que os protestantes rejeitam a ajuda de terceiros para orar. É muito simples responder a estas coisas, então provavelmente vários autores evangélicos já devem ter dado sua opinião. Ou talvez não tenham, por achar que o argumento é fraco demais para merecer uma resposta.

Pode alguém interceder por mim? Certamente todos devemos orar pelos irmãos, e há muitos textos bíblicos mostrando isto. Mas provavelmente eles não dizem para você entregar toda a responsabilidade de orar para o irmão, ou até mesmo fazer um pedido de oração, orando.

Sejam quais forem os argumentos usados para se defender ou para negar a intercessão dos santos, é interessante observar como alguns santos recomendavam às pessoas que os procuravam por ajuda, para orarem eles mesmos a Deus. Um exemplo que chama a atenção é o de Santo Antão, um pai do deserto, que vivia uma vida ascética. Por realizar muitos milagres, muitos o buscavam por ajuda. No livro A vida e conduta de Santo Antão, de Atanásio, há o registro de um homem que o buscou para que ele orasse a Deus por sua filha:
Antão livra do demônio a filha de um oficial

48. Assim retirado, tendo-se fixado algum tempo a passar sem sair nem receber ninguém, Antão foi importunado por certo Martiniano, oficial, cuja filha era atormentada pelo demônio. Esse homem permaneceu longo tempo batendo à sua porta e suplicando-lhe que viesse e orasse a Deus pela menina. Antão não quis abrir-lhe, mas inclinando-se do alto, disse-lhe: “Homem, por que gritas por mim? Sou um homem como tu. Mas se crês em Cristo, que eu adoro, vai, ora a Deus com fé, e tua súplica será ouvida”. Logo o homem acreditou, invocou a Cristo e partiu: sua filha estava purificada do demônio.

Cristo, que disse: “Pedi e vos será dado” (Mt 7,7), fez por meio de Antão muitas outras obras. A maioria dos que sofriam (e vinham) dormia do lado de fora de seu mosteiro, por que não lhes abria a porta. Eles acreditavam, oravam com ardor e eram purificados.

Santo Atanásio, Vida e Conduta de Santo Antão, Coleção Patrística, Editora Paulus, página 333.
E então este é um dos casos onde vemos um santo não recomendando a intercessão de santos, ou talvez, usando as palavras daquele padre, incentivando o orgulho. Obviamente o texto não é um texto sobre a intercessão de santos, e este conceito não havia na época. Mas por este trecho vemos que os cristãos daquela época não viam com bons olhos esta história de se buscar ajuda unicamente por terceiros.



LinkWithin

Related Posts with Thumbnails