sábado, 18 de setembro de 2010

Os militantes evangélicos

Época de eleições é o melhor período para verificar o quanto o discurso evangélico está mais atrelado a um projeto de poder político do que propriamente ao anúncio da boa nova. 

Ideologia (e não teologia) é o que os anima. 

Há muitas e honrosas exceções, obviamente, mas já não é mais possível identificar onde que está a regra, justo os evangélicos que sempre disseram ter a Bíblia como única regra de conduta. 

Nada inesperado, infelizmente, já que quem não tem escrúpulos no trato da verdade fática que o rodeia, menos compromisso terá ainda com a Palavra. 

A boataria e as teorias de conspiração que tomam conta das caixas postais e da blogosfera cristã é de deixar qualquer um envergonhado. 

Informações bombásticas e caluniosas são repassadas como se verdades fossem, sem que ninguém se dê ao trabalho de checar a sua veracidade, tudo no afã de apoiar este ou aquele partido político. 

Candidatos são demonizados ou canonizados conforme o gosto do freguês. 

Tudo é preto ou branco, não há mais espaço para tons de cinza nem para a humanidade que nos nivela a todos. 

Como se todos fôssemos membros de torcidas organizadas brigando nas imediações do estádio, precisamos eliminar uns aos outros sem qualquer clemência. 

Como cristãos evangélicos, deveríamos nos considerar reciprocamente como irmãos, mas se um vota no partido A e outro no partido B, então não podemos mais ter comunhão.

É legítimo que cada cristão tenha sua opinião política, e que dialoguemos respeitosamente sobre as nossas diferentes visões de mundo. 

Daí a querermos impor ao outro os nossos valores absolutos obtidos em fontes mentirosas e tendenciosas (evangélicas ou não) vai uma grande distância. 

Existem meios e momentos próprios para a discussão política, e eles devem ser incentivados. 

Entretanto, o que tem se visto e lido é uma militância evangélica exarcebada a favor deste ou contra aquele candidato, sem nenhum compromisso com nossas raízes mais profundas (senão as únicas), onde está fincada a mensagem da cruz de Cristo. 

É natural que uma determinada candidatura nos chame a atenção por se adequar melhor à nossa cosmovisão cristã, mas nem por isso ela é perfeitamente evangélica nem as outras são completamente contrárias à Igreja, sobretudo num país como o Brasil, em que a pulverização partidária e utilitarista leva às alianças mais improváveis. 

Lembro-me, por exemplo, das eleições de 1986, em que votar (o que fiz) no Mário Covas e no Fernando Henrique Cardoso para senadores (eram duas as vagas), então no PMDB, foi considerado como pecado por muitos cristãos, já que naquele ano se formava a Assembleia Constituinte que promulgaria a Carta Magna em 1988, e os dois eram vistos como favoráveis a toda uma gama de temas-tabu (do aborto à reforma agrária) que apavoravam muitos cristãos fundamentalistas. 

Nas eleições presidenciais de 1989, aventar a possibilidade de votar no Roberto Freire (então comunista do PCB, hoje PPS) era mais do que suficiente para que alguns irmãos lançassem dúvidas sobre a sua fé. 

Esses eram escândalos político-evangélicos da década de 80. Mais de vinte anos depois, nenhum dos terrores preconizados foi perpetrado, e todos esses nomes (à exceção do finado Covas) estão do mesmo lado de muitas igrejas evangélicas que os demonizavam, mas se esqueceram convenientemente das restrições que lhes faziam à época, porque se revelaram apenas mentiras de ocasião.

Estamos na reta final das eleições de 2010, e há uma militância evangélica aguerrida, semeando divisão, ódio e confusão. 

Gente boa dissemina boatos falsos e inverossímeis, associando-se a colegas “pastores” de vida suspeita, estes também ligados a candidaturas e projetos políticos inconfessáveis. 

Gente que você preza, que queria ter como irmão ou pastor, mas que nessas horas mete os pés pelas mãos e ofende os mais comezinhos princípios de inteligência e fraternidade. 

Aí a gente percebe que eles, infelizmente, estão mais preocupados com um projeto político pessoal - com os favores daí decorrentes -, no qual empenham as suas melhores forças. 

Lindo seria se tivessem a mesma disposição e usassem a mesma energia para pregar o evangelho de Jesus Cristo. 

Só isso...

8 comentários:

  1. Olá, Hélio.

    Cara. É duro falar sobre política nestes tempos. Você é um dos poucos que sempre entraram no assunto, e se você acompanha a audiência do blog, sabe como cristão é meio alienado prá política(só surtam nesse período de conspirações, vendo o diabo em tudo).

    Blogueiros experientes aconselharam-me a não entrar nesse turbilhão de intrigas.

    Blogueiro, Wallysou, entrou na cruzada do tal pastor batista de Curitiba, crendo que o vídeo é fruto e uma cruzada cristã, e não de uma estratégia do partido interessado em denegrir sua oposição a qualquer custo.

    Resultado: muitos comentários, boa parte de insultos cristãos.

    Estou guardando a opinião destes ditos blogueiros militantes de direita, e no seu devido tempo, cobrarei deles essa tal "honestidade" que vendem aos seus leitores quando irresponsavelmente assumem um partidarismo em prol de benefício próprio.

    Parabéns pela coragem do post

    ResponderExcluir
  2. Mano Zé,

    Obrigado pelo comentário.

    Entendo perfeitamente este seu receio em se manifestar sobre essa questão, pois era algo que me incomodava profundamente. Política é um tema árido, sem dúvida, mas também muito interessante quando se consegue manter o debate em alto nível, sem acusações rasteiras e certezas monolíticas. Acho que é tempo da gente chamar um monte de gente boa de volta à razão, indepentemente de quem eles votam. Ainda dá tempo de se lembrar de que nada substitui a graça de Deus, e nenhum discurso é melhor do que a proclamação do evangelho. Se o processador pensante desses irmãos estiver concentrado no cérebro e não no fígado, acho que eles vão entender.

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Ao irmão que postou um comentário aqui dizendo que ia publicar no seu blog, agradeço e autorizo a republicação. Peço desculpas, mas devo ter apertado algum botão errado e - sem querer - deletei seu comentário, daí a impossibilidade (momentânea, espero) de lhe responder especificamente.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  4. A Palavra nos assegura que nós temos um espírito de moderação conosco. O que se vê nestas eleições, é como a igreja moderna está distante da Palavra.

    Meu novo post:

    Eleições 2010 - você tem medo de que?

    http://pregacaodosloucos.blogspot.com


    Permaneçamos firmes!

    ResponderExcluir
  5. Republicado com adaptações, ok?
    Abração,

    ResponderExcluir
  6. Leva mal não querido Hélio mas vc torce pra Dilma meu filho, dizer que cristão esta dissiminando ódio e inventando mentiras ?? Por favor conta outra. PNDH 3 é mentira?? vc ja deu uma lida nele?
    conta outra!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo comentário, Rô!

    Você empregou um verbo que eu tenho chamado a atenção, tanto quanto possível: o verbo "torcer". Tem muita gente que se diz cristã "torcendo" por políticos, pastores, denominações, cantores/as gospel, etc., como se fosse torcida de futebol. É exatamente contra este tipo de pensamento que eu me levanto, alertando os crentes para que nosso único compromisso é com a pregação do evangelho. Jesus teve seu ministério na pior das conjunturas políticas, num império ditatorial, em que Calígula promovia orgias pansexuais no seu palácio, em que as pessoas eram mortas indistintamente sem qualquer processo legal, e nem por isso, o evangelho deixou de ser pregado e - principalmente - frutificar. Por isso eu fico realmente muito preocupado em que se apresente José Serra como o novo aiatolá gospel, o novo santo dos católicos e o novo paipóstolo dos evangélicos. Conheço bem esta gente do PSDB para não votar neles e reconheço que outras pessoas podem ter muitas razões para não votar no PT, mas essa é a beleza da democracia, todos nós votamos em quem nós quisermos, e não precisamos de falsos profetas como Malafaia, Macedo ou Renê Terra Nova para nos dizer em quem votar. Infelizmente, muita gente prefere acreditar na sinceridade desses pseudolíderes do que pensar por si próprios, e por isso vêm com esses chavões que têm aparência de sabedoria, mas apenas revelam que a pessoa realmente "torce" por algo ou alguém, e não parou para pensar nas implicações do seu voto.

    A respeito do PNDH3, sim, eu li o projeto, que deverá ser discutido na instância própria que é o Congresso Nacional. Isso também faz parte da democracia, e não são pastores e padres que devem decidir o que toda a população deve seguir ou não. Graças a Deus não vivemos numa teocracia malafaiana ou terranoviana, e um dos princípios que eu mais prezo é a separação entre Igreja e Estado, cuja união (e confusão) só trouxe desgraças à cristandade em séculos passados. Quero que todas as pessoas tenham o direito de discutirem democraticamente o que é melhor para elas.

    Outra coisa que eu estranho é o fato de muitos religiosos usarem o aborto como bandeira de luta política, e se esquecerem de elogiar o governo Lula pela gigantesca redução da miséria feita no seu governo, enquanto o governo FHC concentrava recursos públicos nas mãos de poucos, principalmente financiando uma meia dúzia de empresários "amigos" (do tipo Daniel Dantas) para "comprarem" as empresas privatizadas. Ah, sempre aparecerá alguém dizendo que bolsa-família é esmola, e esse mesmo alguém se cala quando pobres morrem de fome, mas empresários têm dinheiro de graça do BNDES para amealharem suas fortunas. Aí os religiosos ficam quietos, pois parece que preferem que os pobres continuem passando fome, numa espécie de "calvinismo social macabro", e o tristemente engraçado nisso é que essa ideia de "predestinação à pobreza" ocorre nos setores evangélicos que mais negam os princípios calvinistas.

    Por isso, Rô, eu me levanto contra essa gente que se diz "cristã" e realmente fica disseminando ódio e mentiras para tentar eleger seu novo messias Zé Serra. São os mesmos que ficam calados quando seus candidatos distribuem dinheiro público a uma elite gananciosa em detrimento da maioria pobre deste país. Eles não admitem, mas querem que o povão se exploda, enquanto seus malafaias e terranovas enchem seus egos de "prestígio" e outras cositas más...

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar O Contorno da Sombra!
A sua opinião é bem-vinda. Comentários anônimos serão aprovados desde que não apelem para palavras chulas ou calúnias contra quem quer que seja.
Como você já deve ter percebido, nosso blog encerrou suas atividades em fevereiro de 2018, por isso não estranhe se o seu comentário demorar um pouquinho só para ser publicado, ok!
Esforçaremo-nos ao máximo para passar por aqui e aprovar os seus comentários com a brevidade possível.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails